Cidades

VÍDEO: Fiéis rezam e pedem chuva para cidade no Sudoeste baiano; assista

Reprodução/TV Sudoeste
Fiéis enfrentam seca na região desde setembro deste ano  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Sudoeste

Publicado em 30/11/2023, às 17h36   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Ajoelhados ao redor de uma barragem, moradores de Piripá, cidade no sudoeste da Bahia, fizeram uma oração para pedir que a chuva caia na região. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o baixo nível de água e o aspecto rochoso do solo chamam a atenção para a seca que atinge o local. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O ato de fé feito por católicos da Paróquia Senhora Sant’Ana em torno de uma poça de água acontece na barragem do Bonita, na zona rural de Piripá e o nível da água secou no mês de setembro. Desde então, os moradores têm enfrentado dificuldades na agricultura, pecuária e também no uso pessoal. 

De acordo com a TV Sudoeste, com a seca, Piripá passou a ser abastecida pela cidade vizinha, Condeúba, que fica a 30 km. Além da seca, os moradores da região sofrem com altas temperaturas e, nesta semana, a cidade registrou 37ºC, com sensação térmica de 40ºC.

Outras cidades próximas, como Caetanos, também sofrem com a falta de chuva. De janeiro a setembro choveu apenas 90 milímetros, o que é considerado insuficiente até para o consumo humano. A prefeitura de Caetanos informou que os prejuízos, em lavouras e pastagens, somam mais de R$ 7 milhões. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp