Coronavírus

Clubes sociais reabrem para atividades esportivas a partir de segunda-feira em Salvador

Dinaldo Silva/BNews
Autorização foi anunciada pelo prefeito ACM Neto  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 29/08/2020, às 11h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A ativação da fase três de atividades na capital baiana ocorrerá de forma fracionada, de acordo com o prefeito ACM Neto. Neste sábado (29), o gestor anunciou que clubes sociais poderão reabrir apenas para atividades esportivas a partir de segunda-feira (31). Outras estruturas como parques, cinemas e teatros, que integram a fase três, seguem sem previsão de reabertura.

Entre as regras para a reabertura dos clubes estão limites de horário de funcionamento e capacidade máxima de frequentadores. Os estabelecimentos poderão reabrir de segunda a sexta, das 6h às 22h, aos sábados, entre 6h e 18, e aos domingos, das 6h as 14h.

O prefeito ressaltou que as atividades de lazer não serão permitidas neste momento. "Será autorizada apenas a prática esportiva. Inclusive, as piscinas só poderão ser utilizadas para aulas. Não está permitido o uso para diversão", destacou.

Secretarias municipais

Os órgãos municipais retomaram o atendimento presencial a partir de 8 de setembro em horário regular, com exceção da Secretaria Municipal de Educação, que seguirá em turnão até que seja definida a retomada do ano letivo. Os conselhos tutelares voltam a atender a partir de segunda-feira (31).

Servidores e cidadãos deverão utilizar máscaras em todo o tempo e terão a temperatura aferida quando do acesso às secretarias. Os espaços devem ser higienizados com maior frequência e o distanciamento entre as pessoas é obrigatório, inclusive com uso de barreiras físicas.

Colaboradores da prefeitura que tiverem sintomas de coronavírus serão afastados para o isolamento domiciliar por 14 dias e receberão assistência da respectiva pasta em que estiver lotado.

Templos

Os templos religiosos de Salvador poderão ampliar a capacidade em 30% ou até 50 pessoas, o que for maior. Os protocolos estão mantidos.

Recadastramento do SUS

ACM Neto defendeu o trabalho realizado pela secretaria municipal de Saúde quanto o recadastramento do SUS. Nós últimos dias, houve reclamações sobre a instabilidade no site disponibilizado pela prefeitura para o procedimento. O prefeito rebateu as críticas de que teria ocorrido desorganização por parte da SMS quanto ao recadastramento obrigatório. "Desde janeiro temos realizado o trabalho. Se não fosse assim, não teríamos 700 mil cadastros realizados entre janeiro e agosto. Ninguém é infalível, mas adotamos as medidas necessárias para que o site tivesse capacidade ampliada de atendimento. Lembrando que a ferramenta foi colocada pela prefeitura para facilitar a vida do cidadão ainda mais em meio à pandemia", disse.

O secretário de Saúde Léo Prates refutou afirmações do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador segundo as quais houve falhas da pasta na organização do recadastramento. "Surpreende esta declaração do sindicato porque, inclusive, a própria entidade pediu que suspendêssemos o recadastramento durante a pandemia. Ainda assim, continuamos", revelou.

Segundo ele, o site funciona normalmente neste sábado e instabilidades podem ocorrer por causa do efeito cascata provocado pelo sistema DataSus, administrado pelo Ministério da Saúde. "A Cogel (Companhia de Governança Eletrônica de Salvador) ampliou o parque de informática para este site e a demanda está sendo atendida sem reclamações".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp