Coronavírus

Eventos sociais serão liberados em Salvador a partir da próxima semana

Pixabay/Reprodução
O limite máximo da capacidade de qualquer evento social será de, no máximo, 100 pessoas  |   Bnews - Divulgação Pixabay/Reprodução

Publicado em 16/10/2020, às 11h37   Léo Barsan e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Os soteropolitanos poderão voltar a celebrar aniversários, formaturas e casamentos a partir da próxima semana. Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito ACM Neto (DEM) fez o anúncio da medida que passará a valer a partir de segunda-feira (19), com regras semelhantes às apresentações musicais em bares e restaurantes.

O limite máximo da capacidade de qualquer evento social será de, no máximo, 100 pessoas, independente do espaço, que deve ocupar até 40% da sua capacidade - ou um convidado a cada 62m². O objetivo é evitar a disseminação de Covid-19 na capital baiana.

O prefeito reforçou que ainda não estão autorizados os eventos com a cobrança de ingressos nem a presença de bandas. Os artistas devem se apresentar sozinho ou em dupla. "A voz e o teclado, a voz e o violão", explica o democrata.

Classe fortemente impactada pela pandemia do novo coronavírus, os artistas de circo também poderão voltar a se apresentar - desde que respeitem o limite de 100 pessoas. As normas serão as mesmas válidas para cinemas e museus.

As atividades infantis, no entanto, seguem proibidas. De acordo com ACM Neto, há uma preocupação da Prefeitura com o crescente número de casos de Covid-19 entre crianças. Ele ressaltou que a taxa de ocupação de leitos clínicos pediátricos no município está em 78%.

PRAIAS

A Prefeitura também passará a permitir na próxima semana a presença de ambulantes, que comercializam alimentos e bebidas nas praias da cidade, desde que respeitados os protocolos sanitários. Aluguel de sombreiros estão permitidas, mas o de cadeiras e bancos segue proibido.

A reabertura das praias no fim de semana, contudo ainda está sem previsão. Inicialmente, elas devem voltar a ficar disponíveis aos moradores de Salvador e turistas, além dos dias de semana, aos sábados. Só posteriormente devem ser liberadas aos domingos e feriados.

"Talvez seja possível em uma próxima etapa. A gente prevê a reabertura das praias ao sábados, não aos domingos e feriados. Vamos dosando, de acordo com os resultados que precisam ser tomados. Por enquanto, não há permissão de funcionamento das praias aos fim de semanas", assegurou.

ESPORTES COLETIVOS

As atividades esportivas coletivas em parques, quadras, campos e nas praias também poderão ser retomadas, de acordo com o decreto previso para entrar em vigor na segunda-feira. Anteriormente, a prática de esporte estava limitada à forma invidual ou em dupla, sendo proibido o contato físico.

Vale destacar que campos e quadras privadas que funcionam mediante a reserva e alguel, assim como clubes, voltarão a funcionar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp