Coronavírus

Ex-presidente Lula teve coronavírus e ficou de quarentena em Cuba

Divulgação/Ricardo Stuckert
Oito membros da comitiva também testaram positivo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ricardo Stuckert

Publicado em 21/01/2021, às 17h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Lula testou positivo para Covid-19 enquanto estava em Cuba, em 26 de dezembro do ano passado. Por conta disso, ele precisou ficar 14 dias de quarentena no país. As informações são da colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo.

Outros membros da comitiva do ex-presidente também testaram positivo, incluindo o  escritor Fernando Morais, que chegou a ficar internado, mas já está curado. Eles desembarcaram na quarta (20) no Brasil.

Lula viajou a Cuba para participar de um documentário sobre a América Latina dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone.

O petista estava sem sintomas, mas a doença foi detectada pelos exames que ele fez seguindo os protocolos cubanos para viajantes estrangeiros que chegam ao país. Três dias antes de embarcar, Lula e a comitiva, de mais oito pessoas, fizeram exames de RT-PCR.

Um dia depois da chegada, todo o grupo repetiu o teste, que voltou a dar negativo.

Cuba, no entanto, exige que o exame seja refeito depois de cinco dias, já que existe a possibilidade de o RT-PCR não detectar o vírus logo depois da infecção, devido ao período de incubação.

Foi então que se descobriu que, dos nove viajantes, oito estavam contaminados: Lula, a noiva dele, Rosangela da Silva, a Janja, Fernando Morais, o fotógrafo Ricardo Stuckert e mais quatro assessores.

Lula fez uma tomografia que acusou que ele tinha lesões pulmonares compatíveis com Covid-19. Sem sintomas, ele foi encaminhado para uma casa com os outros que testaram positivo. Apenas Fernando Morais foi para o hospital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp