Coronavírus

Cientistas sugerem que sintomas de Covid longa podem ter relação com o emocional

Getty Images
A pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia, aponta dúvidas sobre os sintomas pós infecção pelo Sars-CoV-2  |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 02/12/2022, às 17h45   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo científico publicado pela revista JAMA Network Open, com a participação de mil voluntários adultos de oito cidades do país, mostrou que pessoas sem histórico de infecção pela Covid-19 também podem apresentar sintomas semelhantes aos da Covid longa. A pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia, aponta dúvidas sobre os sintomas pós infecção pelo Sars-CoV-2. Para os cientistas, as causas podem ser de fundo emocional.

Os cientistas aplicaram questionários em dois grupos distintos. O primeiro havia contraído o coronavírus e o segundo tinha apresentado problemas respiratórios decorrentes de outras condições infecciosas. Todos responderam a respeito dos sintomas em dois momentos diferentes e, em seguida, as respostas foram comparadas. Todos haviam se recuperado recentemente de alguma uma infecção respiratória aguda, com sintomas como febre, tosse e coriza.

Não teve diferença significativa entre os relatos dos indivíduos já infectados e daqueles que nunca contraíram a doença. Para eles, as observações podem sugerir que os sintomas conhecidos como Covid longa são, na verdade, causados por questões emocionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp