Coronavírus

Das 20 mil crianças de 11 anos aptas à imunização em Salvador, apenas cerca de 2 mil se vacinaram neste sábado

Paulo M Azevedo/BNews
De acordo com a prefeitura, 12 mil doses foram distribuídas nos diversos pontos de imunização espalhados pela cidade  |   Bnews - Divulgação Paulo M Azevedo/BNews

Publicado em 16/01/2022, às 14h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Das 20 mil crianças de 11 anos aptas à vacinação contra covid-19 em Salvador, apenas cerca de 2 mil se vacinaram neste sábado (15), primeiro dia da imunização infantil na capital baiana. A programação especial foi voltada para crianças de 11 anos de idade e para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente - motora, auditiva, visual e intelectual-.

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, lamentou a baixa adesão no primeiro dia da vacinação. De acordo com a prefeitura, 12 mil doses foram distribuídas nos diversos pontos de imunização espalhados pela cidade.

“Distribuímos 12 mil doses nos pontos e, aproximadamente 2 mil foram aplicadas, esperávamos uma maior procura. Isso, claro, não anula a grande felicidade pela conquista das famílias em conseguirem proteger suas crianças e, a partir de agora, poderão retomar gradualmente suas atividades rotineiras e convívio social de forma mais segura. Além disso, possibilita também avançarmos na cobertura vacinal como um todo”, destacou Prates.

Matérias relacionadas:

Em entrevista ao BNews durante a vacinação de crianças na Arena Fonte Nova, o secretário criticou a distribuição de doses no estado. De acordo com o titular da SMS, pelo número de habitantes, a capital baiana deveria ter recebido mais de 4 mil doses a mais do que a quantidade enviada pela secretaria estadual da Saúde (Sesab).

"Infelizmente o ministério só mandou para a Bahia 88 mil doses e infelizmente eu ainda não consigo entender o critério que foi adotado pela Sesab. Das 88 mil doses, a gente só recebeu 12,7 mil. Na nossa opinião, o critério mais justo é o critério populacional. Salvador representaria cerca de 20% da população, o que nos daria cerca de 17 mil doses", afirmou.

O Ministério da Saúde informou que neste doming (16),  um voo com mais 1,2 milhão de doses pediátricas da Pfizer chegou ao Brasil. Inicialmente, a previsão era que o carregamento fosse chegar no dia 20 de janeiro, mas a entrega superou as expectativas. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp