Coronavírus

Eventos são notificados por descumprirem decreto estadual, afirma Sesab

Divulgação
De acordo com a diretora, a fiscalização vai pelo menos duas vezes em cada evento.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/01/2022, às 16h59   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Entre os dias 13 e 16 janeiro, dois eventos tiveram autos de infração registrados, na cidade de Salvador e de Lauro de Freitas por descumprir o decreto estadual, publicado na última sexta-feira (21), que reduz o público presente em eventos de 3 mil para 1,5 mil pessoas

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os técnicos ainda flagraram um evento no qual não exigia comprovação vacinal, e outros dois onde as pessoas não faziam o uso de máscaras, além de quatro festas onde não foram identificados o controle de fluxo externo de público. 

De novembro de 2021 a 24 de janeiro de 2022,  quando foi autorizado a execução de atividades e eventos com a presença de público no estado da Bahia, equipes da Vigilância Sanitária, Saúde Ambiental e Núcleos Regionais de Saúde realizam ações voltadas para o monitoramento das ações de combate ao novo coronavírus.  A fiscalização atuou dois eventos por irregularidades. 

Mariza Eduane Costa, Diretora da Vigilância Sanitária da Bahia, afirma que os técnicos verificam o uso de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool gel, comprovação da cobertura vacinal contra a Covid-19 e limite de público nos eventos. 

“No período de novembro e dezembro, o que a gente mais encontrava eram os locais que não exigiam a comprovação vacinal. Isso passou a diminuir no decorrer do trabalho de fiscalização. Os organizadores começaram a se organizar e a informar essa obrigatoriedade da comprovação. Percebemos uma progressão bem importante”, declarou.

De acordo com a diretora, a fiscalização vai pelo menos duas vezes em cada evento. A primeira vez antes de começar, quando é checado a organização, se a equipe técnica e os organizadores estão vacinados e usando máscara, além de vistoriar a entrada para ver se é exigido a cobrança da carteirinha de vacinação, e se algo estiver fora dos conformes o evento já é prontamente notificado.

Leia mais: 

Mais pacientes denunciam médico por abuso sexual e estupro em Salvador

Mulher acusa professor de academia de agressão, ameaça e por divulgar vídeos íntimos

Variante ômicron deve impactar turismo no 1º trimestre com menos viagens e empregos

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp