Justiça

Simone Tebet e Eliziane Gama não acreditam que Senado vetará indicação de Mendonça ao STF

Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
Declarações das senadoras foram feitas durante live promovida pelo Grupo Prerrogativas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 10/07/2021, às 16h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As senadoras Eliziane Gama (Cidadania) e Simone Tebet (MDB), que representam a bancada feminina na CPI da Pandemia, disseram neste sábado (10) que não acreditam que a indicação do atual advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF) será barrada pelo Congresso.

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que indicará Mendonça para a vaga que será deixada pelo decano Marco Aurélio Mello, que oficialmente se aposentará na próxima segunda-feira (12). As declarações das senadoras foram feitas durante live promovida pelo Grupo Prerrogativas.  

Na avaliação de Tebet, o governo ainda tem maioria no Senado - embora ela não classifique que o atual perfil da Casa seja "governista" - e o fato de Mendonça ser evangélico ajuda.

Assim, além dos votos de parlamentares alinhados ao governo, senadores que compartilham da religião com o AGU tendem a chancelar a indicação.

"Há uma bancada evangélica importantíssima dentro do Senado Federal, e que representa uma parte da população brasileira. Sou católica mas tenho que entender isso. O estado é laico, e é verdade. Vou defender isso até a morte. Mas não podemos separar o homem público do que ele é em sua essencia", opinou.

Tebet, assim como Gama - que é evangélica -, não declararam se vão ou não referendar a indicação de Bolsonaro durante a transmissão desta manhã. 

A emedebista acrescenta que paralelo a isso, existe uma "Escolha de Sofia", já que, na sua avaliação, existe a possibilidade de "alguém pior" ser indicado por Bolsonaro caso o Senado não confirme o nome de Mendonça para a Corte Constitucional.

"Se não for o Andre Mendonça vai ser o Procurador-Geral da República [Augusto Aras]? Pergunto com todas as letras porque tenho coragem de falar, não tenho motivos para não dizer dizer. Dentro dessa escolha, escolhemos quem?", continuou, enquanto levantava a possibilidade de um terceiro nome, "ainda pior", surgir.  

Desde meados de julho, o AGU tem procurado senadores para pedir apoio. Na Casa, ele precisa ser aprovado em duas votações - uma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e outra no plenário. Nesta última ocasião, ele precisa do aval de ao menos 41 dos 81 senadores.

Gama, por sua vez, recordou a fala de Bolsonaro sobre indicar alguém "terrivelmente evangélico" para uma das duas vagas que teriam de ser preenchidas durante seu mandato, e lamentou que o debate sobre a indicação de Mendonça não passe pelas suas capacidades como jurista. 

"Ele [Bolsonaro] fica muito focado em cima dos evangélicos. Não parou para se fazer uma análise do ponto de vista curricular. Fica só no fato da pessoa ser evangélica. Há evangélicos e não evangélicos extremamente qualificados. Essa rotulação, como o presidente tenta colocar, acaba trazendo prejuízos", disse.

Ela também ponderou que acha difícil, que do ponto de vista prático, o nome de Mendonça não seja confirmado. Na avaliação de Gama, é difícil que em um processo de votação, que é secreto, qualquer senador se manifeste contrário à indicação presidencial. 

"Tem um, dois ou três, mas, jamais, mais de dez votariam contra", avaliou.

Notícias Relacionadas

Angelo Coronel diz que Senado pode reprovar nome de André Mendonça para o STF

Bolsonaro publica decreto de aposentadoria de Marco Aurélio no diário oficial

Bolsonaro anuncia a ministros que indicará André Mendonça ao Supremo

Ministro dos votos vencidos, Marco Aurélio Mello deixa STF na próxima segunda (12)

André Mendonça já conversou com 50 senadores sobre STF, afirma Silas Malafaia

André Mendonça busca apoio no Senado por vaga no STF

Presidente do STF pede a Bolsonaro que só indique novo ministro quando Marco Aurélio se aposentar

Bolsonaro indicará André Mendonça para STF e reconduzirá Aras à PGR nesta semana, diz coluna

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp