Justiça

MP-BA apura se Fábio Vilas-Boas cometeu crime contra chef de cozinha

Arquivo/BNews
O caso foi remetido para a Central de Inquéritos do MP-BA.  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 05/08/2021, às 18h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A polêmica envolvendo o agora ex-secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ganhou um novo capítulo. Isso porque o Ministério Público da Bahia (MP-BA) vai apurar se houve prática criminal por parte dele ao ofender a chef de cozinha, Angeluci Figueiredo, proprietária do Restaurante da Preta, que fica na Ilha dos Frades. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição.

O caso foi remetido para a Central de Inquéritos do MP-BA. A notícia de fato foi apresentada pelo procurador de Justiça Rômulo Moreira.

“Diante do exposto e, considerada a ausência de atribuição da Procuradora-Geral de Justiça, determino o encaminhamento da notícia de fato à Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado da Bahia, para análise e adoção das providências pertinentes”, assinala procuradora-geral de Justiça Adjunta Wanda Valbiraci.

Por meio do aplicativo Whatsapp, o ex-secretário a chamou a chef de "vagabunda", além de outras ofensas.O fato ocorreu após a empresária comunicar ao gestor que a reserva feita por ele teria que ser cancelada por causa de questões climáticas. 

Pode pesar sobre ele a acusação de causar dano emocional a uma mulher, conforme previsto no artigo 147-B, do Código Penal, com pena que pode variar de seis meses a dois anos de reclusão.

Para Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo, "conforme amplamente divulgado em canais de comunicação, o noticiado, no dia 1º de agosto de 2021, em momento de atividades privadas, praticara, através de postagens em aplicativo de mensagens instantâneas, ofensas à honra e comentários desairosos contra a Sra. Angeluci Figueiredo".

Na decisão, ela destacou ainda a ausência de foro privilegiado do ex-secretário. "Conforme amplamente divulgado em veículos de imprensa, inclusive no próprio site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), 4 o noticiado pediu exoneração do cargo público que então ocupava (Secretário Estadual da Saúde), aspecto que, em reforço aos argumentos expostos alhures, afasta qualquer possibilidade de reconhecimento do foro por prerrogativa de função".

Vilas-Boas, que era titular da Secretaria da Saúde do Estado desde 2015, deixou o cargo na última terça-feira (3). A reunião que decidiu o futuro de Vilas-Boas, com governador Rui Costa, o secretário da Casa Civil, Carlos Mello e outros integrante do governo, ocorreu no mesmo dia. A divulgação do vídeo em que Fábio Vilas-Boas é flagrado invadindo o Restaurante Preta, na Ilha dos Frades, foi o estopim para o governo.

Matéria atualizada às 20h

Matérias relacionadas:

Câmeras flagram Fábio Vilas-Boas invadindo Restaurante Preta na Ilha dos Frades; assista

Governo da Bahia se pronuncia sobre caso Vilas-Boas e lamenta episódio com secretário

Alta cúpula do governo quer que Fábio Vilas-Boas peça exoneração para evitar maior desgaste a Rui Costa

Vereadoras de Salvador reagem após Fábio Vilas-Boas chamar chef de cozinha de vagabunda

Leo Prates ‘adia’ live com Fabio Vilas-Boas após secretário xingar dona de restaurante

“Conto com o perdão de todos”, diz Fábio Vilas-Boas após chamar Chef de cozinha de vagabunda

"As agressões de Vilas-Boas à empresária são graves e exigem um posicionamento de Rui", diz Líder da oposição

Vereadora do PT repudia agressão de Fábio Vilas-Boas a chef de cozinha: "Atitude machista"

Presidente de comissão nacional da OAB critica Vilas-Boas: ‘Preconceituoso e irresponsável’

Deputadas governistas criticam ofensas de Vilas-Boas a chef: 'graves' e 'inaceitáveis'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp