Justiça

Operação Cartel Forte: MP-BA denuncia quatro pessoas por esquema criminoso no Detran

Arquivo BNews
Segundo parquet, quarteto é apontado como operadores de esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 22/09/2021, às 10h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou na última terça-feira (21), Adriano Muniz Decia, Catiucia de Souza Dias, Rafael Ângelo Eloi Decia e Ivan Carlos Castro do Carmo por associação criminosa e lavagem de dinheiro. 

De acordo com o parquet, o quarteto foi apontado pela pela Operação Cartel Forte como operadores de esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba)

Esta é a terceira denúncia oferecida pela ação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), desde que ela foi deflagrada, no dia 10 de fevereiro de 2021. 

O Gaeco argumenta na denúncia que a associação criminosa surgiu para praticar crimes de cartel, falsidade ideológica, fraude em licitações e lavagem de capitais. 

O Gaeco afirma também que, ao menos em uma operação financeira, os créditos utilizados para remunerar as cotas dos empresários do cartel vinham de um elaborado mecanismo de lavagem de capitais que utilizava um "stand” de eletrônicos situado na 25 de março, em São Paulo.

O "stand" movimentou mais de R$80 milhões em dois meses. Todas as operações de lavagem eram precedidas de alienação de criptoativos.

Em nota, o Detran-BA afirmou que tem colaborado com o MP-BA para apuração dos fatos que motivaram a deflagração da Operação Cartel Forte e informa que as estampadoras de placas envolvidas estão processadas, conforme a legislação vigente, publicada pelo órgão através da portaria nº 20 de janeiro de 2020 , visando regulamentar, fiscalizar e disciplinar a atuação das empresas que desempenham estas atividades em todo o estado.

"Todos os esforços estão sendo direcionados em apoio à Operação, conforme prevê a Portaria, através do acompanhamento e exigência da  implementação de novos critérios tecnológicos a serem usados pelas credenciadas voltados à melhoria e à expansão dos serviços e que venham a prevenir as fraudes ou abusos contra o cidadão", concluiu.

Nottícias Relacionadas

Denunciado pelo MP-BA por cartel no Detran-BA, assessor de Bruno Reis é exonerado da prefeitura

Cartel Forte: Justiça torna réus cinco acusados de esquema de fraude no Detran-BA

Cartel Forte: Lucro anual de empresa e servidores do Detran era de quase R$ 180 mil; veja detalhes da denúncia

Operação Cartel Forte: MP-BA denuncia cinco por esquema de cobrança de propina no Detran

Justiça recebe denúncia do MP-BA contra investigados da Operação Cartel Forte

MP denúncia presidente da associação de estampadores de placas veiculares e mais 3 pessoas na Cartel Forte

Cartel Forte: Duas pessoas são presas em suposto esquema criminoso no Detran

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp