Justiça

Ciclista italiano é condenado após matar gato do ministro com espingarda

Reprodução / Instagram @antonio.tiberi01
Ciclista pede desculpas após matar gato do ministro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram @antonio.tiberi01

Publicado em 02/03/2023, às 13h20   FOLHAPRESS


FacebookTwitterWhatsApp

Antonio Tiberi, ciclista italiano de 21 anos, foi condenado por matar um gato com uma espingarda de ar comprimido.O caso foi julgado por um júri de San Marino, que determinou o pagamento de 4 mil euros (cerca de R$ 22 mil) ao ciclista, uma das maiores promessas do ciclismo italiano. Ele também foi suspenso por 20 dias sem remuneração por sua equipe, a Trek-Sagafredo, e ainda corre o risco de perder a cidadania de San Marino.

O QUE ACONTECEU

O caso ocorreu em junho de 2022, mas só ganhou repercussão na imprensa italiana nesta semana. Ele mirou a cabeça do animal para testar a sua arma. O tiro acertou em cheio e o gato, que pertencia ao ministro de Turismo de San Marino, Federico Pedini Amati, morreu na hora.

"O gato não incomodava ninguém. Estava conosco há muito tempo. Minha filha Lúcia, de 3 anos, o adorava. Você não pode matar um animal de estimação e sair impune com uma multa apenas. Dito isto, não precisamos dar residência a essas pessoas", disse o ministro.

Antonio Tiberi usou as redes sociais para se desculpar. A sua equipe informou que parte do salário do ciclista será destinada a organizações de cuidado, proteção e resgate de animais. O ciclista também garantiu que doará parte de seus prêmios a associações que lutam pelos direitos dos animais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp