Justiça

Congresso que reúne a cúpula do judiciário brasileiro será realizado em Salvador

Agência Brasil
O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de maio no Centro de Convenções de Salvador  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 09/05/2022, às 09h45   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O maior evento do Poder Judiciário no Brasil, o 24º Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM), será realizado entre os dias 12 e 14 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. Ministros do STF e do STJ, além de convidados internacionais marcarão presença no Congresso que irá debater temas como: eleições 2022, Fake News e liberdade de expressão.

Após quatro anos de pausa, devido à pandemia, o poder judiciário volta a se reunir para tratar de assuntos fundamentais do Direito hoje, com foco nas demandas do Brasil, e sobre os desafios dos novos tempos. Entre os participantes confirmados estão: o presidente do STF Luiz Fux; os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Carmem Lúcia. Além deles, os ministros do STJ, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Reynaldo Soares da Fonseca e Antonio Saldanha Palheiro, também participarão do congresso.

Leia mais:

Supermercado é impedido de vender produtos com altos níveis de agrotóxicos; confira

Corregedoria do TJ-BA é acionada pela OAB após servidora se negar a ligar câmera em atendimento

PGR teria pedido busca e apreensão contra João Leão durante operação da PF

“Essa é a primeira vez que a cúpula do Judiciário vai se reunir fora de Brasília desde o início da pandemia. Precisamos discutir os aspectos que impactaram a prestação jurisdicional nesse período e pensar soluções para os principais gargalos”, reforçou a juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que organiza o CBM

O evento contará com cinco painéis de discussões que abordarão os seguintes temas: Justiça Digital e Inovação, Democracia e Eleições, Direitos Fundamentais e Estado Democrático de Direito, Magistratura do Futuro e Justiça e Economia. Além deles, a campanha "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica", que já se tornou um programa de cooperação previsto na lei federal, também terá destaque nas exposições do evento.

No campo da evolução tecnológica e da disseminação das notícias na era digital, o congresso contará com a participação do estudioso norte-americano Richard Susskind. Ele é autor de diversos livros que falam sobre as transformações que a web, as tecnologias da comunicação e informação têm imposto ao Direito. Outro convidado é Lawrence Lessig, professor da Faculdade de Direito de Harvard, militante da liberdade da internet.

“Teremos mais de mil juízes, de todas as esferas do Judiciário. A partir dos painéis, criaremos estratégias e planos de ação para o fortalecimento do Sistema de Justiça e a melhoria dos serviços que oferecemos à população", complementou a magistrada.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp