Justiça

Gilmar Mendes não vai participar pessoalmente da posse de André Mendonça no STF

Fellipe Sampaio /SCO/STF
Anteriormente, foi noticiado que decano era único ministro contrário ao indicado de Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Fellipe Sampaio /SCO/STF

Publicado em 08/12/2021, às 08h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não vai conseguir participar presencialmente da posse do novo integrante da corte, André Mendonça, no próximo dia 16 de dezembro. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, Mendes já tinha viagem de fim de ano programada para Lisboa quando a data foi acertada na semana passada, durante encontro entre Mendonça e o presidente do tribunal, Luiz Fux.

Assim, o decano do Supremo acompanhará o evento somente por videoconferência. O cerimonial do Supremo estuda fazer a posse em formato híbrido, com algumas participações no presenciais e outras on-line.

Antes da aposentadoria efetiva do ministro Marco Aurélio Mello, e da indicação de Mendonça, foi noticiado que Mendes era o único membro da corte que não apoiava a indicação do então advogado-geral e ex-ministro da Justiça. 

André Mendonça foi aprovado em sabatina, e posterior votação no plenário do Senado Federal, no início de dezembro. Após aguardar por quase quatro meses pela sabatina, ele teve a indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmada por 47 votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp