Justiça

Lewandowski afasta direção de presídio de Mossoró após fuga de detentos

Carlos Humberto | STF
Além de afastar direção, Lewandowski ordenou intervenção no presídio  |   Bnews - Divulgação Carlos Humberto | STF

Publicado em 14/02/2024, às 22h49   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou, nesta quarta-feira (14), o afastamento imediato da direção da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, após a fuga de dois presos da unidade, considerada de segurança máxima.

Segundo o ministério, um policial penal federal é o responsável pelo comando da unidade. O nome dele, no entanto, não foi informado pela pasta. Ele já está em Mossoró, acompanhando o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e que vai verificar a operação de recaptura dos detentos.

Dentre as medidas determinadas por Lewandowski, está uma revisão nos protocolos de segurança das cinco penitenciárias federais do país, abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar a fuga e a inclusão dos nomes dos fugitivos na lista da Interpol. 

Investigação

De acordo com as investigações, a principal suspeita é de que os dois presos teriam usado materiais de uma obra do pátio da penitenciária como instrumentos na ação, de acordo com pessoas com acesso à investigação.

Ainda de acordo com a linha do inquérito, Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Deisinho, abriram um buraco no teto da cela e conseguiram escapar do local, durante o banho de sol.

Ainda não há informações se houve ajuda de agentes penitenciários, de outros funcionários ou pessoas de fora na fuga. As duas hipóteses estão sendo investigadas, mas já há consenso de que houve falha na inspeção. A prioridade no momento é capturar os fugitivos.

Os dois presos estavam em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), onde as regras são mais rígidas que as do regime fechado. Nesse tipo de ala há um local para o banho de sol para que os detentos não tenham contato com outros presos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp