Justiça

Ministro do STF convoca audiência para debater ICMS do diesel, nesta quinta-feira

Nelson Jr/SCO/STF
Chamada para reunião foi feita pelo ministro do STF, André Mendonça, e terá início às 10h  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr/SCO/STF

Publicado em 31/05/2022, às 15h16   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma audiência de conciliação para a próxima quinta-feira (2), às 10h, com órgãos federais e estaduais, para discutir a eficácia de duas cláusulas do convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autorizam estados a dar descontos nas alíquotas de ICMS sobre óleo diesel.

O ministro é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 7.164, em que deferiu liminar para suspender as cláusulas. Conforme o magistrado, a tentativa de conciliação é recomendável para que possa tentar um acordo sobre medidas e planos de trabalho para a efetivação da Lei Complementar 192/22 e a regulamentação pelo Conselho.

Leia também:

Mendonça solicitou que todos os participantes sejam conhecedores da matéria e habilitados a atuar no processo, de acordo com o portal Migalhas. Como a finalidade da audiência é eminentemente consensual, as manifestações devem ter caráter propositivo e resolutivo.

Na ação, a Advocacia-Geral da União (AGU) sustenta que a aprovação do Convênio ICMS 16/22 poucos dias após a promulgação da LC 192/22, que prevê a cobrança de alíquota única do imposto sobre gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, "causou perplexidade", porque as normas dão continuidade a um "sistema de tributação disfuncional, federativamente assimétrico e injustamente oneroso para o contribuinte".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp