Justiça

TRE-BA conquista o Diamante do CNJ Prêmio Qualidade

TRE-BA
Corte Eleitoral baiana ficou em primeiro lugar dentre os tribunais eleitorais do país  |   Bnews - Divulgação TRE-BA

Publicado em 03/12/2021, às 19h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entregou o Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Diamante, ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), durante a abertura do segundo dia do 15° Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado na manhã desta sexta-feira (03).

O prêmio na categoria diamante, certificação máxima, foi obtido após a Justiça Eleitoral baiana alcançar a mais alta pontuação (89,30%), ficando como primeiro colocado dentre todos os outros Tribunais Regionais Eleitorais do país. O TRE baiano investiu no aprimoramento e modernização dos serviços.

O presidente da Corte Eleitoral na Bahia, Desembargador Roberto Maynard Frank, destacou a importância do reconhecimento. “Essa conquista é a coroação do trabalho de uma equipe valorosa e de uma gestão pautada na desburocratização dos serviços voltados aos cidadãos, na realização de investimentos em tecnologia e em inteligência artificial, e de um olhar administrativo voltado à priorização da governança, inovação, transparência e sustentabilidade”, afirmou.

O Desembargador também reafirmou o compromisso do TRE baiano com a priorização do primeiro grau de jurisdição, ressaltando a criação da Secretaria Judiciária Remota do 1º Grau de Jurisdição (SJR), a realização de reformas nas unidades cartorárias no interior do estado, e a implementação da solução de automação judicial por meio do robô Janus, cuja atuação reduziu significativamente os esforços humanos em tarefas repetitivas e de menor complexidade, resultando em ganho de tempo e melhor aproveitamento da força de trabalho.

Outro ponto celebrado pela gestão foi a criação do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), que atende de forma digital os eleitores que buscam os serviços da Justiça Eleitoral, seja por meio do robô MAIA, seja por meio do atendimento humano.

Segundo o tribunal, as duas ferramentais digitais são pioneiras na Justiça Eleitoral e os robôs foram criados, sem custos, no Regional baiano.

O presidente Roberto Maynard Frank ainda agradeceu aos servidores, magistrados e colaboradores do tribunal, “que atuam com seriedade, agilidade e competência a cada empreitada, contribuindo para que o sentimento de desafio seja renovado cotidianamente pelo prazer de percebermos que estamos cumprindo o nosso propósito, alinhados à missão, visão e os valores da Justiça Eleitoral da Bahia”.

Sobre o Prêmio CNJ de Qualidade

O Prêmio CNJ de Qualidade foi instituído pelo órgão em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, criado em 2013. O Prêmio CNJ de Qualidade tem o objetivo de estimular todos os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e planejamento, na organização administrativa e judiciária, na sistematização e disseminação das informações e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional.

Ao todo, são 42 itens, distribuídos em quatro eixos temáticos - Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia, que possibilitaram a identificação dos melhores tribunais brasileiros, por meio da pontuação obtida. A exigência para ganhar o prêmio é ter uma das três maiores pontuações dentre toda a Justiça Eleitoral, além de obter, no mínimo, 70% da pontuação relativa. Neste ano, o TRE-BA conquistou o primeiro lugar do pódio nacional, atendendo 89,3% dos requisitos avaliados e conquistando o Prêmio Diamante.

Para cada requisito, é atribuído um valor de pontuação, com itens diferenciados por segmento de Justiça. E o prêmio é destinado aos tribunais que tiverem melhor desempenho no ranking geral, considerando todos os ramos de justiça, distribuídos nas categorias “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp