Cultura

Evento cultural é realizado no extremo sul da Bahia com participação de dezenas de artistas

Divulgação
As oficinas foram de literatura de cordel, dança afro, música e teatro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/02/2022, às 21h12   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto Dinamização Cultural do Extremo Sul aconteceu em três cidades da região, entre 29 de janeiro e 13 de fevereiro. O evento reuniu artistas premiados e levou apresentações culturais e oficinas de literatura de cordel, dança afro, música e teatro, mantendo viva as manifestações artísticas regionais.

Segundo os organizadores, mais de 30 apresentações culturais aconteceram durante as três etapas que atenderam moradores de Itamaraju, e as comunidade de Helvécia e Cumuruxatiba em Prado. No evento houve a exibição do curta metragem “A lenda do Monte Pascoal” do premiado diretor Jaco Galdino em parceria com Itamar dos Anjos.

O evento contou também com a participação do jornalista e escritor Athyla Borborema que lançou seu livro “A biografia não autorizada de Frans Krajcberg”, artista plástico polonês radicado na Bahia que faleceu em 2017. Os cantores Ivone Ferreira e Rui e Neto Galdino encantaram com suas canções autorais.

Leia também:Esperamos que Bolsonaro tenha reforçado mensagens a Putin, diz porta-voz dos EUA

O festival ainda contou com apresentação de maracatu, do grupo Maracatiba, e do grupo de capoeira Art Bahia. O projeto também realizou oficinas e outras atividades em escolas estaduais.

Na avaliação do proponente do projeto, Amintas de Jesus, o Dinamização Cultural cumpriu mais uma vez com seu papel mesmo diante do desafio da pandemia que atingiu em cheio a classe artística e provou que é possível promover a arte com responsabilidade seguindo os protocolos sanitários.

Ações de solidariedade foram executadas em Itamaraju. Uma parceria com a Loja Maçônica Deus, Caridade e Justiça, possibilitou a distribuição de dezenas cestas básicas para artistas do município afetados pela enchente.

Por conta da pandemia, o projeto Dinamização Cultural do Extremo Sul teve suas apresentações culturais transmitidas pelas redes sociais, e contou com público reduzido nas oficinas, como forma de prevenção ao Covid-19.

O Projeto Dinamização Cultural do Extremo Sul tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Governo do Estado, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp