Direto de Brasília

Na CPI da Pandemia, senadores chamam discurso de Bolsonaro na ONU de "fake" 

Alan Santos/PR
Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 21/09/2021, às 13h43   Victor Pinto, de Brasília*


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos senadores se manifestaram ao longo da sessão desta terça-feira (21) na CPI da Pandemia contra o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante abertura da Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos. Os congressistas apontaram para uma fala “fake”, ou seja, mentirosa do chefe do Planalto. 

Bolsonaro reforçou as suas credencias negacionistas aos demais líderes e para todo o mundo, ao voltar a relacionar a crise econômica às medidas restritivas e se posicionar contra a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19.

Um dos que engrossou o coro contrário foi o senador de Sergipe, Rogério Carvalho (PT), pré-candidato a governador. “O Presidente da República na ONU, hoje, além de fazer uma fala fake dizendo de realizações que são de outros governos e que ele quer assumir pra si, porque ele faz tudo ao contrário, ele defendeu o tratamento precoce outra vez na Conferência das Nações Unidas, reforçando a tarefa que o Queiroga cumpre, e a gente viu que, com toda a proximidade com o Presidente, porque é preciso ter aquela característica pra ser Ministro do Presidente Jair Bolsonaro”, disse. 

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) chamou de vexames as cenas protagonizadas pelo presidente da República. “Nós verificamos, na prática, que a vergonha definitiva desconhece limites. Os vexames na ONU do Presidente da República vão desde vaias, puxadinhos, proibição de acesso por falta de vacinação, advertências públicas do Prefeito de Nova York e a negação universal das vacinas diante do Primeiro-Ministro do Reino Unido”, afirmou. 

“O discurso lamentavelmente pífio do Presidente na assembleia, Presidente Omar, mostra ao mundo a "república do cercadinho", uma vergonha para todos os brasileiros, a exumação da insignificância. Único líder do G20 não vacinado, Bolsonaro repetiu seu papel de figura rudimentar, anacrônica, transitória e propagadora de mentiras. O seu discurso foi uma mentira só do começo ao fim”, completou o emedebista. 

*O editor de política do BNews está em Brasília para cobrir a CPI da Pandemia

Matérias relacionadas:

Vaza áudio do presidente da CPI da Pandemia com xingamento contra ministro da CGU; veja vídeo

Omar diz que Queiroga envergonha o País, Rogério rebate e diz que CPI faz esse papel e discussão toma conta 

Senadores chamam filho de Bolsonaro de maloqueiro após vídeo com recado a CPI e pedem apuração por ameaça 

Renan Calheiros diz que MDB pode ter candidato à Presidência e que sigla "pagou o preço" por Temer

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp