Direto de Brasília

Rogério Carvalho vê “ameaça velada” em provocação de Jair Renan a CPI da Pandemia

Jefferson Rudy/Agência Senado
“A conduta de Jair Renan é inaceitável, pois numa República todos devem estar submetidos à lei, mesmo que sejam filhos do Presidente – esses devem dar exemplo, e não partir para ameaça, como ele fez”, declarou o parlamentar   |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 22/09/2021, às 09h06   Victor Pinto* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Rogério Carvalho (PT) classificou como “inaceitável” a conduta do filho 04 do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), Jair Renan, que publicou em suas redes sociais uma foto de armas com a  legenda “Alô, CPI”.

Semana passada, a comissão parlamentar ouviu o lobista Marconny Albernaz de Faria, que confirmou os laços entre ele e Jair Renan. Segundo Marconny, ele conheceu o filho do presidente por amigos em comum, o ajudou a "criar uma empresa de influencer".

Na avaliação de Carvalho, o vídeo contém “ameaça velada aos trabalhos e aos membros desta Comissão Parlamentar de Inquérito''. 

“A conduta de Jair Renan é inaceitável, pois numa República todos devem estar submetidos à lei, mesmo que sejam filhos do Presidente – esses devem dar exemplo, e não partir para ameaça, como ele fez à CPI, ou seja, tentando obstruir os trabalhos da CPI com ameaça aos seus membros”, declarou o parlamentar.

Durante a sessão da última terça-feira (22), o petista sugeriu ao presidente de CPI, Omar Aziz (PSD), que uma representação contra o filho do presidente fosse encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR) , à Presidência do Senado, para que adotem as providências necessárias.

Posteriormente,o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede), fez um encaminhamento para que o delegado ou delegada de polícia da delegacia de polícia à disposição da CPI ouça Jair Renan pelo crime de ameaça.  

"Ele não tem foro privilegiado. Não é necessário encaminhar a Procuradoria-Geral da República. A Comissão parlamentar de inquérito tem poder de investigação própria de autoridades policiais. [...] É uma simples queixa crime por ameaça que deve ser feita na delegacia mais próxima", acrescentou Rodrigues.

Carvalho destacou que Jair Renan é maior de idade,e tem “todas as faculdades e todas as responsabilidades criminais”. Defendeu ainda que, caso tenha cometido crime, o filho do presidente deve “servir de exemplo para todos aqueles que cometem atos de intimidação às instituições democráticas”.

“Me parece que este é um traço familiar: agredir a democracia, o Estado democrático de direito e as instituições democráticas. [...] É importante dizer que eu também mandei para o Presidente do Senado a ameaça que sofremos por parte de alguns seguidores do Presidente Bolsonaro, que propôs e incitou a população a assassinar todos os membros do STF e a assassinar os membros do Partido dos Trabalhadores", acrescentou.

"E nós apresentamos essa denúncia, que foi feita em vídeo, ao Presidente do Senado”, concluiu. 

*O editor de Política do BNews viajou a Brasília para acompanhar a CPI da Pandemia

Notícias Relacionadas

‘Fusão entre DEM e PSL está perto de um ponto de entendimento’, diz Marcos Rogério

"Bolsonaro cria realidade paralela e fala pra fanáticos", diz Freixo sobre discurso na ONU

Senadores chamam filho de Bolsonaro de maloqueiro após vídeo com recado a CPI e pedem apuração por ameaça 

Jair Renan, filho de Bolsonaro, visita loja de armas e provoca CPI da Covid

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp