Economia & Mercado

Governo federal reduz em 10% tarifas de importação

Jefferson Rudy/Agência Senado
Objetivo é tentar conter a escalada da inflação, que já passa dos 10% no acumulado em 12 meses  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 05/11/2021, às 19h50   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Os ministérios da Economia e das Relações Exteriores anunciaram nesta sexta-feira (5) a redução em 10% das tarifas de importação de cerca de 87% dos itens sujeitos ao imposto, exceto os já abrangidos pelo Mercosul.

Segundo o G1, as reduções  das alíquotas serão válidas até dezembro do próximo ano. O objetivo é tentar conter a escalada da inflação, que já passa dos 10% no acumulado em 12 meses.

Paulo Guedes, ministro da economia, afirmou em um evento que a medida está ligada a uma tentativa de conter a alta de preços.  

"Arrematamos uma mudança importante para reduzirmos em 10% todas as tarifas de importação, na verdade estamos deixando apenas 13% dos produtos fora", afirmou.

Segundo comunicado, O recurso  "justifica-se pela situação de urgência trazida pela pandemia de Covid-19 e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumento que possa contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a vida e a saúde da população brasileira". 

Leia também: 

Cantora Marília Mendonça morre após queda de avião

Caso Késia Stefany: MP denuncia advogado por feminicídio

Primeiro leilão do 5G movimenta R$ 46,79 bilhões

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp