Economia & Mercado

5ª edição da ExpoTech vai reunir mais de 60 expositores das indústrias de saneantes, cosméticos e tintas

Divulgação
A ExpoTech 2023 acontece nos dias 24 e 25 de julho, no SENAI Cimatec  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 19/07/2023, às 16h16


FacebookTwitterWhatsApp

Um evento realizado no Restaurante Barbacoa, em Salvador, nesta quarta-feira (19), marcou o lançamento da 5ª edição da ExpoTech, feira com foco em inovação e atualização das indústrias dos segmentos de saneantes, cosméticos e tintas. Nos dias 24 e 25 de julho fornecedores de matérias primas, equipamentos, insumos e serviços relacionados ao setor vão apresentar novas tecnologias e tendências de mercado durante a feira, que acontece no SENAI Cimatec, em Salvador.

O evento é promovido pelo Saneantes da Bahia, instituição que representa as indústrias de sabões, detergentes, produtos de limpeza em geral, aditivos de uso industrial e velas da Bahia; pelo Sindcosmetic, que representa a indústria de cosméticos e perfumaria do estado da Bahia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). A feira também conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do SENAI Cimatec.

Em entrevista ao BNews, o presidente da feira, Juan Lorenzo, falou sobre a relevância do evento para os segmentos de saneantes, cosméticos e tintas. “A ExpoTech traz toda tecnologia, todas as inovações, novas matérias-primas, insumos e equipamentos para as indústrias micro, pequena e média. É a oportunidade que a indústria tem de conhecer novos fornecedores e ampliar a sua área de atuação”, elencou.

“A gente começou com cerca de 30 expositores e hoje já estamos com 62 expositores. Hoje nós também conseguimos trazer 98% de todas as indústrias de saneantes, cosméticos e tintas para o evento, então é um sucesso total. Isso demonstra a carência e a necessidade da indústria desse poio, desse evento que traz essa tecnologia, que traz essa oportunidade de novos fornecedores”, destacou o presidente.

Já o presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, ressaltou a importância do setor para a economia baiana. “Aqui na Bahia o cosmético tem 2% a mais que o ICMS. O ICMS é de 19% e o cosmético paga 21%. Então, o cosmético é produto de saúde. Saúde da mulher, do homem, da criança, do idoso. O cosmético trata da pele e hoje, a dermatologia é uma especialidade que tem crescido muito”, pontuou.

Quem também comentou sobre a importância da realização da feira foi o diretor técnico do Sebrae, Franklin Santos. “É um misto de feira com exposição, mas também uma oportunidade de disseminar e trazer essas tecnologias para que a microindústria tenha condição de se atualizar e atualizar sua equipe técnica”, afirmou.

Além disso, Franklin ressaltou que eventos como a ExpoTech ajudam a melhor a competitividade brasileira, que segundo ele, já é baixa em relação ao restante do mundo. “Qualquer iniciativa que possa elevar esse nível de competitividade é muito bem-vinda e salutar”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp