Economia & Mercado

Alta do diesel pode aumentar passagem de ônibus em 15% e afetar frota

Reprodução Arquivo Bnews
Combustível é o segundo maior custo para o setor de transporte coletivo e urbano  |   Bnews - Divulgação Reprodução Arquivo Bnews

Publicado em 14/05/2022, às 12h57   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Segundo cálculo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, os últimos aumentos do diesel, somados ao reajuste de 8,8% da Petrobras para as distribuidoras, impactam o preço da tarifa de ônibus em 15,4% neste ano. 

Para compensarem o novo aumento anunciado pela estatal, de 8,8%, que passou a valer na última terça-feira (10), as tarifas públicas dos ônibus urbanos do país poderam subir, chegando a apresentar  um aumento de 2,9% em maio.

Leia também:

Tarifa do transporte público da Grande Aracaju será reajustada a partir deste domingo

Ônibus deixam de entrar na localidade de Vila Verde após operação que terminou com 3 mortos

De acordo com os dados da Associação, divulgados pelo site R7, o índice de reajuste no preço do diesel é de 80,9% entre junho de 2021 e maio de 2022. Caso acompanhassem a alta, as tarifas de ônibus teriam que subir 26,5% no período. Já a variação desde o começo do ano é de 47%.

O levantamento mostrou ainda que o combustível é o segundo maior custo para o setor de transporte coletivo e urbano, correspondendo a 32,8% das despesas. Apenas mão de obra, cerca de 50%, supera esse gasto.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp