Economia & Mercado

Especialistas explicam motivos para franquear o seu negócio em 2024; saiba quais são

Divulgação / Freepik
Mercado de franquias no Brasil cresceu mais de 12% em 2023 e deve ampliar em 2024, segundo pesquisa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 17/03/2024, às 20h52 - Atualizado às 21h11


FacebookTwitterWhatsApp

O mercado de franquias no Brasil vem crescendo nos últimos anos, com um faturamento de R$ 167,1 bilhões em 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como a segurança e o potencial de lucro que as franquias oferecem. Em 2023, a lata foi superior a 12% e deve ampliar em 2024, de acordo com o levantamento.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Para os empreendedores que desejam expandir o seu negócio, a franquia pode ser uma opção interessante. Entre os principais motivos para franquear o seu negócio, estão:

velocidade de crescimento: O sistema de franquias possibilita uma velocidade de expansão muito maior, uma vez que envolve recursos e esforços de terceiros neste processo de expansão;

resultados: Cada unidade vai poder contar com um sócio operador (dono em específico) e, dado que esse dono investiu recursos, tempo, esforço e amor para fazer essa unidade funcionar, é também de se esperar que ela tenha provavelmente maior êxito.

Especialistas na área e gestores da Focus Franquias, Wagner Lovatto e Nícolas Almeida,  explicam que outro benefício significativo da franquia é a possibilidade de ganhos de escala e, consequentemente, a redução de custos. Com o aumento do número de unidades, as empresas podem negociar melhores condições de compra junto aos fornecedores, obtendo economias significativas em suas operações.

Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertente de consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, a confiança no mercado reforçou o alicerce para o avanço e os destaques do segmento foram as franquias de alimentação, saúde, beleza e bem-estar que ocuparam o top 3 do ranking divulgado.

“Atualmente, estamos com 78 lojas em funcionamento e nossa meta é ultrapassar 100 franquias até dezembro. Já somos a maior do país e queremos manter essa conquista por muito tempo”, afirma Rogério Zorzetto, CEO da P10. 

Boticário, Cacau Show, McDonalds, Ortobom, Subway, Lubrax são alguams das franquias de sucesso no Brasil.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp