Economia & Mercado

Saiba por que deliberações do Fed e Copom estão sendo aguardadas com expectativa durante essa semana

Divulgação / Freepik
Decisões do Fed e Copom são importantes para investidores do Brasil e EUA  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 17/03/2024, às 16h49 - Atualizado às 16h50


FacebookTwitterWhatsApp

Todas as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Reserve (Fed) são semanalmente aguardadas pelos economistas e investidores financeiros do Brasil e também de outros países. Mas as deliberações que irão partir do encontro dessa semana estão envoltas em grande expectativa por um motivo especial.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A reunião entre as organizações financeiras do Brasil e dos Estados Unidos é vista como de suma importância pelo mercado financeiro porque ambas as instituições podem trazer mudanças na comunicação, como: mudanças em taxas de juros impactam retorno dos investimentos, alocação de recursos, e, na ponta final, o cidadão, o consumidor, a vida real, segundo reportagem de o jornal Valor Econômico.

“No caso do Copom, os cortes da Selic feitos desde o início do ciclo de flexibilização em agosto, até janeiro, de 2,5 pontos percentuais no total, já representam mais do que metade do caminho que é projetado por analistas... A alta dos preços de bens e serviços do IPCA (índice que mede a inflação no Brasil) ainda preocupa; a média móvel dos cinco núcleos ajustados sazonalmente subiu nos primeiros deste ano e a medida de serviços subjacentes (muito cara ao BC) tem movimento ascendente nas quatro últimas leituras do índice”, revela a matéria do jornal.

Ainda de acordo com a reportagem, “Quanto ao Fed, o combo de economia forte ...e surpresas negativas na inflação alertam para o risco de o Banco Central americano agir demasiado cedo ao flexibilizar os juros. Mas o contraponto é o risco de agir tarde e derrubar a economia mais do que o desejado à frente”.

Essas são as principais questões debatidas na reunião dessa semana. Aguardemos os próximos capítulos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp