Economia & Mercado

Ex-presidente da Braskem já tem data definida para ser transferido ao Brasil; confira

Divulgação/Braskem
José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem, está detido nos Estados Unidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Braskem

Publicado em 16/08/2022, às 17h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente da Braskem, José Carlos Grubisich, já tem data definida para ser transferido ao Brasil. Ele, que atualmente está detido nos Estados Unidos, deve chegar ao país em setembro.

A operação, de acordo com o site O Bastidor, vai ocorrer entre os dias 10 e 14 do mês que vem. Para essa operação, a Polícia Federal destacou dois agentes para acompanharem o executivo, que cumpre pena de 20 meses de prisão por corrupção. Os agentes devem buscá-lo em Nova Iorque e leva-lo a São Paulo.

Preso pela primeira vez assim que chegou aos Estados Unidos, em novembro de 2019, Grubisich, foi acusado inicialmente por lavagem de dinheiro, mas pagou fiança de US$ 30 milhões e conseguiu a liberdade.

No entanto, dois anos depois, em 2021, o executivo foi condenado, no âmbito da Operação Lava Jato, por participação no esquema de corrupção, depois que a Odebrecht firmou acordos de leniência com Brasil, Estados Unidos e Suíça. O executivo assumiu sua responsabilidade no caso.

Segundo as investigações, ele comandou uma conta da Braskem com US$ 250 milhões usados para pagar propina a políticos brasileiros. À época, a petroquímica fazia parte do Grupo Odebrecht.

Além disso, também segundo O Bastidor, José Carlos Grubisich também foi citado na Operação Greenfield, que apura o pagamento de propina por executivos da J&F. Depois de sair da Braskem, Grubisich assumiu a presidência da Eldorado Brasil, braço do grupo que atua no segmento de papel e celulose.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp