Economia & Mercado

G20: "Cada vez mais reconhecido", afirma Thomas Patriota sobre alianças para desenvolvimento da agricultura familiar

Reprodução/BNews
Thomas Patriota participou da 19ª Reunião da Cúpula do G20, nesta segunda-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNews

Publicado em 18/11/2024, às 18h46 - Atualizado às 20h59   Luiz Guilherme e Lucas Pacheco, direto do Rio de Janeiro



Durante a conversa com a imprensa na 19ª Reunião de Cúpula do G20, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, o Chefe de Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Thomas Patriota, falou das contribuições do ministério e da agricultura familiar visando a aliança global contra a fome e a pobreza.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Todos os países do G20, com suas diversas características, reconheceram a importância da agricultura familiar, que tem 550 milhões de estabelecimentos do mundo, que respondem por 80% dos alimentos produzidos no planeta, e isso está sendo cada vez mais reconhecido em fóruns internacionais. Temos a década das Nações Unidas para a agricultura familiar, que também entrou na declaração", explicou. 

Thomas Patriota também destacou o grande espaço para intercâmbio de políticas públicas sobre a agricultura familiar, que vem sendo implementado por diversos países de todos os continentes. 

Ela tem sido um espaço realmente útil para intercâmbio de políticas públicas sobre a agricultura familiar, implementadas por países de todos os continentes, mais de 50 países criaram comitês nacionais, planos nacionais da década da agricultura familiar, então isso tudo permitiu com o próprio impulso do MDA, fez com que esse tema da agricultura familiar entrasse como um dos principais no grupo de trabalho de agricultura, que teve pela primeira vez, em 5 anos, uma declaração final, nos anos anteriores havia sido apenas aprovado", opinou.

Assista

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp