Economia & Mercado

IBGE: Desemprego no país recua para 10,5% no trimestre encerrado em abril

Agência Brasil - Agência Brasília
Ao considerar ao período de um ano, queda do desemprego no país é de 4,3 ponto percentual  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil - Agência Brasília

Publicado em 31/05/2022, às 11h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A taxa de desemprego do país ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril, o que representa o menor resultado para esse trimestre desde 2015, quando foi de 8,1%. Em relação ao trimestre anterior, a taxa caiu 0,7 ponto percentual (p.p.). Ao considerar o período de um ano, a queda foi de 4,3 p.p. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nessa terça-feira (31) pelo IBGE.

Ainda segundo o levantamento, o total de pessoas ocupadas, de 96,5 milhões, é o maior da série histórica, que começou em 2012. No âmbito daqueles que estão empregados, foi registrado aumento de 1,1% na comparação com o trimestre de novembro a janeiro e de 10,3% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O desempenho equivale ao aumento de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano.

No caso das pessoas que estão sem emprego, o número estimado no país é de 11,3 milhões, um recuo de 5,8% na comparação com o trimestre anterior, o que representa 699 mil pessoas a menos. Na análise do ano, a queda foi de 25,3%, com redução de 3,8 milhões de pessoas desocupadas.

O total de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 35,2 milhões de pessoas, subindo 2,0%, 690 mil pessoas, na relação com o trimestre anterior, e 11,6%, com mais 3,7 milhões de pessoas, na comparação anual.

Leia Mais:

Prazo para parcelar tributos de micro e pequenos empresários encerra hoje (31)

Apple pode anunciar novo produto nas próximas semanas e aguça curiosidade dos usuários

Trabalhador já pode consultar FGTS para investir na Eletrobras

A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp