Economia & Mercado

Levantamento de banco aponta quais os investimentos preferidos dos baianos; confira ranking

Marcello Casal Jr // Agência Brasil
Levantamento do Santander Brasil apresenta o perfil do investidor no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr // Agência Brasil

Publicado em 10/10/2023, às 12h34   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A caderneta de poupança, considerado o investimento preferido dos brasileiros, não é um queridinho entre os baianos. Levantamento realizado pelo Santander Brasil mostra que o estado detém o terceiro menor percentual nesse tipo de carteira, com 13,61% do portfólio, superior apenas ao Distrito Federal, com 12,60%, e Rondônia, 13,60%.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O estudo compara os investimentos realizados pelos clientes do Banco entre janeiro e junho de 2023 ante o mesmo período do ano passado. Nesse período avaliado, a caderneta de poupança ainda sofreu um revés de 9% na Bahia - a média nacional fechou em queda de 6%. Já a renda fixa tradicional, na qual se encontra a maior fatia dos investimentos dos clientes baianos, com 33,7%, teve uma alta de 14% no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Depois da renda fixa, a Previdência é a de maior preferência dos baianos, com 26,1% do portfólio, e conseguiu uma elevação de 4% no período observado pelo levantamento do Santander. A renda variável sofreu uma queda de 18%, o que impacta no já minoritário grupo que aposta nesse segmento como investimento, 2,8% do total.


PERFIL NACIONAL

No cenário nacional, mesmo com a taxa de juros permanecendo inalterada em 13,75% por um longo período no Brasil, investimentos ultraconservadores perderam espaço na carteira dos aplicadores neste primeiro semestre do ano. Levantamento realizado pelo Santander Brasil mostra que títulos públicos, fundos DI e até a poupança cederam espaço para opções como Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs).

A renda fixa – que engloba CDBs, LCI, LCA e LIGs – foi a categoria que mais cresceu no período nacionalmente: 17%, saltando de 32% do total da carteira dos investidores no primeiro semestre de 2022 para 37,5% de janeiro a junho de 2023.

Outra categoria que também registrou crescimento no período foram os Certificados de Operações Estruturadas (COEs), que avançaram 28% em 12 meses, ainda que sua representatividade seja bem menor que a da renda fixa: 5% do portfólio ao fim de junho deste ano.

.
Leonardo Siqueira, head de Investimentos do Santander Brasil

“Os dados revelam maturidade dos investidores dispostos a correr um pouco mais de risco – além de uma menor liquidez – em troca de maiores retornos. Tudo isso sem renunciar à segurança oferecida pela Selic ainda em patamares bastante altos”, afirma Leonardo Siqueira, head de Investimentos do Santander Brasil.

Os outros investimentos mais conservadores como o Tesouro Direto e fundos de renda fixa, incluindo os fundos DI, ficaram menos atrativos aos olhos dos investidores: os aportes recuaram 2% e 14%, respectivamente.

Outras categorias que também registraram queda nos aportes foram os fundos multimercados, crédito privado e cambiais, que passaram de 9,15% para 6,36% do total do portfólio; fundos de renda variável, que recuaram de 2,06% para 1,26% do total; previdência, de 33,2% para 32,41%; além dos ativos de crédito privado de 1,29% para 1,02%; e ações, ETFs e fundos imobiliários, cuja participação na carteira caiu de 4,12% para 3,45%.

Até a caderneta de poupança, considerada o investimento preferido dos brasileiros, perdeu espaço nacionalmente, passando de 20,94% do total do portfólio em junho de 2022 para 19,72% em junho deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp