Educação

Professores municipais de Salvador realizam protesto e exigem saída de secretário: “não entende de educação”

Reprodução/ RecordTV Itapoan
O protesto causou engarrafamento na região  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ RecordTV Itapoan

Publicado em 31/01/2022, às 13h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Professores da rede municipal de ensino de Salvador realizaram um protesto, nesta segunda-feira (31), em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Garibaldi. A manifestação causou engarrafamento na região.

Os educadores pedem a saída do secretário de educação de Salvador, Marcelo Oliveira, alegando que ele é engenheiro eletricista e não tem conhecimento para atuar na área educacional. Os professores reclamam também que estão há mais de sete anos sem reajuste salarial, escolas estariam sucateadas e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) teria sido retirada de diversas unidades escolares municipais.

Durante o protesto, outro ponto destacado pelos manifestantes foi a possível retirada de profissionais de Educação Física, Língua Estrangeira e Artes das turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Salvador. Eles seriam substituídos por pedagogos, o que causou revolta na categoria, que defende a manutenção dos especialistas em todas as turmas.

O coordenador-geral da APLB Sindicato, Rui Oliveira, disse ao Balanço Geral que o secretário está irredutível quanto a questão dos professores de Educação Física, Língua Estrangeira e Artes. “Queremos um ano distensionado, mas o secretário está intransigente. A insatisfação da categoria é muito grande. Nas melhores escolas e creches particulares, são profissionais formados na área que dão as aulas, mas ele quer tirar o povo pra botar pedagogo. Isso cria escola de pobre na educação pública. Esse secretário é engenheiro, não entende de educação”, criticou Rui.

O secretário Marcelo Oliveira explicou ao Balanço Geral que a decisão de colocar pedagogos turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental se deve a uma “escassez de profissionais de Educação Física e Artes”. Sobre o EJA, ele disse que houve a transferência de alunos para escolas próximas, “sem prejuízo na educação”.

Segundo a APLB Sindicato, os professores realizarão um novo protesto na tarde desta terça-feira (1), no Centro de Convenções de Salvador.

Leia mais:

Filho de Targino Machado posa com ACM Neto e anuncia apoio; confira

Prefeito de Canavieiras e padre trocam farpas após construção de muro em igreja

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp