Eleições / Eleições 2022

Aliado do PT, Geddel reage a pedido de impugnação de pesquisas na Bahia

José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Nome forte do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima usou redes sociais para se manifestar, nesta terça-feira (23)  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Publicado em 23/08/2022, às 20h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais nomes do MDB na Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima reagiu ao pedido do PT baiano para impugnar duas pesquisas que estão sendo realizadas pelo Datafolha e pelo Ipec (antigo Ibope) ao Governo do Estado, e que devem ser divulgadas nestas quarta (24) e sexta-feira (26), respectivamente.

A alegação é que os levantamentos, supostamente, induzem ao erro. As petições, assinadas pela defesa do candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), pedem que “a representação seja julgada procedente para considerar ilegal, tendenciosa e abusiva a pesquisa impugnada, eis que viola princípios básicos, não expressando a realidade, tendo como único escopo induzir o eleitorado em erro”.

Contudo, em decisão na noite de desta terça-feira (23), a Justiça Eleitoral autorizou a divulgação da pesquisa Datafolha na Bahia, em decisão publicada na noite desta terça-feira (23).

O desembargador Paulo Sergio Barbosa acatou parcialmente os argumentos da defesa de Jerônimo, autor da ação de impugnação. O magistrado apenas vetou a divulgação dos dados sobre a pesquisa presidencial.

Em uma rede social, o ex-ministro dos governos Lula e Temer comentou sobre a iniciativa do PT, discordando da ação tomada pela legenda.

"Não acho legal nem uma coligação nem outra impugnar pesquisa. Deixa a pesquisa ser publicada e cada um vai trabalhar convencer o eleitor que é o que importa. Não participei dessa decisão, seria contra. Deixa o eleitor conhecer tudo e decidir. Pesquisa não ganha eleição, aliás a Bahia tem dado sucessivos exemplos disso", escreveu Geddel.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp