Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro supõe que Lula conseguirá aprovar legalização do aborto em acordo com o STF

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Bolsonaro alega que pelo menos cinco Ministros do Supremo são favoráveis à legalização do aborto  |   Bnews - Divulgação Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 14/04/2022, às 16h08   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) declarou com tom de alarde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria força política o suficiente para aprovar a legalização do aborto caso seja eleito para a presidência pela terceira vez. A declaração de Bolsonaro foi em entrevista à TV Aratu na tarde da última quarta-feira (13).

Segundo Bolsonaro, Lula já faz uma articulação com ministros do Supremo Tribunal Federal para conseguir a legelização do aborto - atualmente, proibido por lei no Brasil, com algumas exceções como casos de gravidez por estupro, por exemplo.

“Vamos supor que o Lula consiga aprovar o aborto dentro do Parlamento — eu acho difícil. Por que não consegue? Ele vai aprovar o aborto dentro do Supremo Tribunal Federal. Está na cara que vai botar abortistas lá também. Então, o aborto será aprovado no Brasil, se o Lula voltar, pelo STF, a exemplo de como foi aprovado o aborto na Colômbia”, afirmou Bolsonaro.

Leia mais: 

O presidente cravou que pelo menos 5 ministros são favoráveis à legalização, mas não citou o nome de nenhum. 

No início do mês, Lula declarou que 'todo mundo' deveria ter direito ao aborto e virou alvo de evangélicos por conta dessa fala. 

A afirmação, dada durante um debate realizado em São Paulo, gerou reação de evangélicos e bolsonaristas. Sem fazer menção direta ao presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula também afirmou que "pauta da família" é muito atrasada, e "autorizada por um homem que não tem moral para fazer isso".

Para o pré-candidato à Presidência, quem mais sofre com a proibição do aborto são as mulheres pobres, sem acesso a métodos seguros. "Aqui no Brasil, as mulheres pobres morrem tentando fazer aborto, porque é proibido, o aborto é ilegal", disse Lula, afirmando que a mulher com dinheiro pode fazer o procedimento no exterior. "Aqui no Brasil não faz (aborto) porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública, e todo mundo ter direito e não ter vergonha. Eu não quero ter um filho, eu vou cuidar de não ter meu filho, vou discurtir com meu parceiro. O que não dá é a lei exigir que ela precisa cuidar", declarou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp