Eleições / Eleições 2022
Publicado em 09/08/2022, às 08h01 Redação BNews
O presidente Jair Bolsonaro (PL) olha com preocupação para quatro grandes colégios eleitorais brasileiros e teme não vencer em nenhum deles a eleição em primeiro turno para a presidência da República. Bolsonaro tenta se reeleger ao Palácio do Planalto.
Uma das grandes preocupações é em São Paulo, onde indicou um ex-ministro para concorrer ao governo estadual: Tarcísio de Freitas (Republicanos). A relação entre presidente e ex-subordinado tem encontrado pontos de instabilidade, com Tarcísio fugindo um pouco das associações diretas e apoio incondicional a Bolsonaro. Por lá, Fernando Haddad (PT) é quem lidera pesquisas de intenção de voto.
Tarcísio fez um acordo com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e crítico de Jair Bolsonaro. Há possibilidade do peessedista apoiar Lula (PT) ainda em primeiro turno. E mesmo assim, garantiu a vice na chapa de Tarcísio.
Reduto bolsonarista, mesmo o Rio de Janeiro levanta preocupações ao presidente. Cláudio de Castro é filiado ao mesmo partido de Bolsonaro, o PL, mas se mantém distante. Por outro lado, é próximo ao candidato do PT ao Senado pelo eleitorado fluminense: André Ceciliano. Castro aposta na ideia para conseguir votos de lulistas e bolsonaristas.
Bolsonaro insinuando que quem pretender tomar a vacina contra varíola dos macacos é homossexual. pic.twitter.com/FIsdUaDIlD
— PAN (@forumpandlr) August 9, 2022
O mesmo enredo se repete em Minas Gerais, o terceiro maior colégio eleitoral, e na Bahia, o quarto. Neles, a companhia de Bolsonaro foi ostensivamente rejeitada pelos dois candidatos que lideram pesquisas de intenção de voto: Romeu Zema (NOVO), governador de Minas, e ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador.
Desde o fim da ditadura militar, todos os presidentes eleitos e reeleitos venceram em Minas. O estado, segundo as pesquisas, é o melhor retrato do Brasil. Em 2014, Aécio Neves (PSDB), candidato a presidente, derrotou Dilma Rousseff (PT) em São Paulo por ampla margem de votos, mas em Minas, que governou duas vezes, perdeu.
Sigilo de 100 anos…@jairbolsonaro explica no Flow#BolsonaroNoFlow pic.twitter.com/o1T0fzz7k3
— Roziane Santos (@rozianebsantos) August 9, 2022
Em Minas, no momento, Lula vence com folga Bolsonaro. Na Bahia, também. No Rio e em São Paulo, Bolsonaro cresce, mas menos do que desejaria e precisa para se reeleger.
Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.
Classificação Indicativa: Livre
Super Descontos
Motorola barato
Despencou o preço
Imperdível
Tela dobrável