Eleições / Eleições 2022

Coalizão lança 13 pré-candidaturas negras na Bahia e busca construir parlamentos mais negros

Foto: Mayara Donaria/Coalizão Negra
Movimento abarca pré-candidaturas negras de partidos da esquerda e centro-esquerda  |   Bnews - Divulgação Foto: Mayara Donaria/Coalizão Negra

Publicado em 15/07/2022, às 05h00   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Era junho quando a Coalizão Negra por Direitos lançou o Quilombo nos Parlamentos, iniciativa de apoio a mais de 100 pré-candidaturas negras em todo o Brasil, ação que tem objetivo de aumentar a representatividade no poder legislativo e, segundo a Coalizão, "contribuir para um projeto de país alinhado à luta antirracista".

Agora é a hora de um evento voltado para a Bahia, que acontecerá na próxima sexta-feira (16) e vai lançar pré-candidaturas de 4 partidos de esquerda e centro-esquerda: PT, PSOL, PC do B e PSB. 

O lançamento do Comitê de Salvador acontece na Ladeira da Conceição da Praia, a partir das 17h. O evento é aberto ao público. Ao todo, serão 13 pré-candidaturas de lideranças ligadas aos movimentos negros e aos movimentos de mulheres negras que concorrerão a cargos no Congresso NacionalAssembleia Legislativa da Bahia.

Vereador de Salvador e pré-candidato a uma vaga na Assembleia, Silvio Humberto falou que a necessidade de aumentar a representação negra nos parlamentos é urgente, mas não trata-se apenas de uma questão de cor. É preciso pautar causas raciais no legislativo.

"É preciso superar os 30% na AL-BA, mas é entender que aumentar a representatividade significa levar a pauta racial. Não é só levar a cor, passa por ter uma bancada que venha a trabalhar pela promoção da igualdade. Acho que isso é importante e a gente está no caminho", afirmou ao BNews.

Ele completa: "A meta é ampliar nossa representatividade porque há uma sobrerrepresentação dos brancos em todas as instâncias do parlamento. Todos que são eleitos, são eleitos por pessoas negras e mestiças. Essa estratégia da Coalizão Negra quer trazer representatividade, temos a meta de ampliar a representatividade nos parlamentos", afirmou.

Pré-candidata a deputada federal, a ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia Vilma Reis (PT) resume a iniciativa com o mote de sua campanha: "é preciso mudar a fotografia", declarou.

A socióloga baiana destacou que os negros compõem 56,2% da população brasileira e são apenas 5% no parlamento. Dos 513 parlamentares que formam a atual Câmara dos Deputados, apenas 21 se autodeclararam pretos, acrescenta a pré-candidata em análise de dados oficiais.

Ainda para a reportagem, a pré-candidata petista afirmou que a coalização Quilombo nos Parlamentos tem como objetivo a organização dos partidos, em especial os de esquerda. O movimento reuniu 71 pré-candidatos a deputado estadual, 31 a deputado federal, 2 distritais e 1 ao Senado, em lançamento feito no último mês em São Paulo. A aliança suprapartidária, a nível nacional, envolve as siglas PT, PSOL, PC do B, PSB, PDT e Rede Sustentabilidade.

“Isso é histórico. A nossa expectativa é ultrapassar essas 21 representações na Câmara. Precisamos garantir que o brasil se veja no Congresso e nas Assembleias. Temos pré-candidaturas negras em todos os estados, e a expectativa é eleger em todo o país”, concluiu Vilma Reis.

Para a Coalizão, é preciso mudar a politica brasileira e para isso é necessário eleger representantes com a cara do povo brasileiro, que é majoritariamente negro. "Para isso, precisamos fundar comitês, chamar a população para conversar, fazer ações que provoquem o debate sobre representação negra na política brasileira", disse a entidade em comunicado.

Além de integrantes da Coalizão Negra por Direitos e pré-candidaturas, o evento contará com a participação de figuras emblemáticas do movimento negro brasileiro, de lideranças Religiosas e representantes de organizações da sociedade civil baiana, a exemplo do Prof. Hélio Santos, de Monica Oliveira da Articulação Negra de Pernambuco, Ligia Margarida da Sociedade Protetora dos Desvalidos, da yalorixá Jaciara Ribeiro do Ilê Axé Abassá de Ogum, do Prof. Samuel Vida do Afrogabinete de Articulação Jurídica, do Padre Lázaro Muniz, Lindinalva de Paula da Rede de Mulheres Negras da Bahia.

Confira a lista de pré-candidaturas apoiadas pela iniciativa:

  • Vilma Reis – Pré-candidata a Dep. Federal – PT
  • Eliete Paraguassu – Pré-candidata a Dep. Estadual – PSOL
  • Silvio Humberto – Pré-candidato a Dep. Estadual – PSB
  • Bernadete Souza – Pré-candidata a Dep. Estadual – PSOL
  • Davidson Brito – Pré-candidato a Dep. Estadual – PSOL
  • Jhonatas Monteiro – Pré-candidato a Dep. Estadual – PSOL
  • Laina Crisóstomo – Pré-candidata a Dep. Federal – PSOL
  • Lucinha Barbosa – Pré-candidata a Dep. Estadual – PT
  • Marta Rodrigues – Pré-candidata a Dep. Federal – PT
  • Nega Van (Mulher Travesti) – Pré-candidata a Dep. Estadual – PSOL
  • Olivia Santana – Pré-candidata a Dep. Estadual – PCdoB
  • Pretas Pela Bahia (Cand.Coletiva) – Pré-candidatas a Dep. Estadual – PSOL
  • Valmir Assumpção – Pré-candidato a Dep. Federal – PT

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp