Eleições / Eleições 2022

Caciques de PT, PSB e PCdoB encaminham debate sobre federação partidária na Bahia

Divulgação
Debate sobre federação acontece em meio a uma semana agitada nos bastidores  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/02/2022, às 18h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os presidentes estaduais de PT, PSB e PCdoB na Bahia tiveram mais uma rodada de negociação, nesta sexta-feira (18), diante da possibilidade de formalizarem federação partidária entre as siglas. As tratativas acontecem diante de uma semana agitada nos bastidores com novas projeções para a formação da chapa majoritária. 

Veja também:

Éden Valadares (PT), a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e Davidson Magalhães (PCdoB) discutiram as condições locais de cada sigla para o modelo de composição que foi validado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 9 e que pode ser homologado até o dia 31 de maio pelos partidos.

Leia também: 

“Temos avançado muito nesta construção, sobretudo nos diálogos entre o PCdoB, PT e o PV. Com o PSB as tratativas também têm avançado e nossa expectativa é bastante positiva” afirmou Davidson (PCdoB). 

Para Lídice da Mata, do PSB, é preciso colocar os interesses da democracia brasileira acima de outras questões para a concretização da Federação: “São partidos importantes para esquerda e com muita tradição na política nacional. É natural que encontremos pontos divergentes, mas certamente os elementos de unidade superam essas diferenças”, concluiu.

Petistas, socialistas e comunistas baianos já realizaram uma série de reuniões, encontros e seminários sobre o tema e têm reafirmado seu entusiasmo com a possibilidade de aliança entre os partidos. 

“Temos uma história de parceria, de longa caminhada de lutas nos parlamentos, nas ruas e em governos. No Governo da Bahia, por exemplo, estes partidos sempre conformaram um núcleo à esquerda de sustentação a Wagner e a Rui, que contribuiu com apoio e elaboração política para nosso projeto”, afirmou Éden (PT).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp