Eleições / Eleições 2022

“Mudar fotografia do poder”, diz Vilma Reis sobre coalizão negra compor bancadas no Congresso e em Assembleias

Vinícius Dias / BNews
Vilma Reis analisa movimento inédito para aumentar a representatividade negra no Congresso Nacional e nas Assembleias legislativas estaduais  |   Bnews - Divulgação Vinícius Dias / BNews

Publicado em 08/07/2022, às 11h00   Vinícius Dias e Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

A pré-candidata a deputada federal Vilma Reis (PT) disse ao BNews que o movimento inédito para aumentar a representatividade negra no Congresso Nacional e nas Assembleias legislativas estaduais, batizado de Quilombo nos Parlamentos, traz a oportunidade de “mudar a fotografia do poder” no país.

A socióloga baiana destacou que os negros compõem 56,2% da população brasileira e são apenas 5% no parlamento. Dos 513 parlamentares que formam a atual Câmara dos Deputados, apenas 21 se autodeclararam pretos, acrescenta a pré-candidata em análise de dados oficiais.

“Em 1986, elegemos Benedita da Silva. Levamos quase quarenta anos para fazer esse movimento [Quilombo nos Parlamentos], com a Coalizão Negra por Direitos. Estamos numa batalha considerando aquilo que o mundo espera. A luta é para mudar a fotografia do poder e mudar o jeito de fazer a gestão pública. É colocar o nosso povo no orçamento”, diz Vilma Reis.

Ainda para a reportagem, a pré-candidata petista afirmou que a coalização Quilombo nos Parlamentos tem como objetivo a organização dos partidos, em especial os de esquerda. O movimento reuniu 71 pré-candidatos a deputado estadual, 31 a deputado federal, 2 distritais e 1 ao Senado, em lançamento feito no último mês em São Paulo. A aliança suprapartidária envolve as siglas PT, PSOL, PC do B, PSB, PDT e Rede Sustentabilidade.

“Isso é histórico. A nossa expectativa é ultrapassar essas 21 representações na Câmara. Precisamos garantir que o brasil se veja no Congresso e nas Assembleias. Temos pré-candidaturas negras em todos os estados, e a expectativa é eleger em todo o país”, concluiu Vilma Reis.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp