Eleições / Eleições 2022

Debate Na Globo: Citada por Bolsonaro, primeira mulher de Lula não fez aborto; veja origem da fake news

Divulgação/Ricardo Stuckert
História levantada por Bolsonaro no debate da Globo vem sendo desmentida por Lula desde 1989  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ricardo Stuckert
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 28/10/2022, às 22h42 - Atualizado às 23h07


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionou a primeira mulher de Lula (PT) durante o debate da TV Globo, na noite desta sexta-feira (28), enquanto falava sobre aborto. O mandatário de Brasília disse que não traria o caso, dando a entender que ela teria cometido tal ato.

A fake news foi proliferada durante as eleições de 1989. O caso já foi desmentido pelo próprio ex-presidente e por sua filha, Lurian Cordeiro.

Primeiro, há uma confusão nessa história. A primeira esposa de Lula foi a tecelã Maria de Lourdes da Silva, com quem se casou em 25 de maio de 1969. Contudo, o caso do suposto aborto envolveu uma ex-namorada.

Na penúltima semana do primeiro turno das eleições de 1989, o ex-presidente Fernando Collor  utilizou o depoimento da enfermeira Miriam Ribeiro, ex de Lula, dizendo que supostamente ele ofereceu dinheiro para que ela realizasse o aborto de um filho do casal em 1974.

Lula ganhou direito de resposta no  TSE e chegou a levar a filha, que na época tinha 15 anos, para o programa eleitoral.

Mais recentemente, em 2022, uma pastora evangélica apoiadora de Bolsonaro voltou a viralizar a história nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp