Eleições / Eleições 2022

Hamilton Mourão deixa o PRTB e vai para um novo partido; veja qual

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mourão deseja concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul; janela partidária abre em março  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 25/02/2022, às 08h23   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O esperado, agora é confirmado: Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil, deixa o PRTB e vai se filiar ao Partido Republicanos. A decisão foi confirmada pela própria legenda em comunicado emitido na última quinta-feira (24). Uma cerimônia de filiação foi marcada para o dia 16 de março, em Brasília. Mourão já anunciou a intenção de ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

O anúncio foi realizado em nota assinada pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), e pelo presidente do partido no Rio Grande do Sul, o também deputado Carlos Gomes.

"A chegada do general Hamilton Mourão representa uma honra para o Republicanos e reforça o projeto de ampliação da força política do partido nas eleições de outubro", afirmou o partido em nota.

Mourão tinha avisado no último dia 15 que estava praticamente decidido a deixar o PRTB. Ironicamente, a filiação do vice ao Republicanos aconteceu no mesmo dia em que ele foi desautorizado por Bolsonaro (PL) a falar sobre os conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia. 

Leia mais: Líder do Republicanos avalia abandonar Bolsonaro, diz colunista
Apesar do corre-corre de Roma para recompor base, Marcos Pereira manda recado a Bolsonaro; saiba mais
Mourão compara Putin a Hitler, menciona Karl Marx e defende apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia

Na quarta-feira, Marcos Pereira afirmou que Bolsonaro "só atrapalha" as negociações em andamento para que o Republicanos atraia novos políticos durante a janela partidária. Em março, será autorizada a troca de partido sem a perda de mandato, como ocorre sempre em período pré-eleitoral.

O Republicanos compra uma briga com o presidente nos bastidores e não descarta a possibilidade de adotar postura neutra nas próximas eleições.

A filiação de Mourão ao novo partido também sacramenta uma outra informação que já era esperada: ele não vai concorrer junto a Bolsonaro na campanha de reeleição. Colunista do g1, Andréia Sadi afirmou que o atual ministro da Defesa, Braga Netto, busca ser o vice na chapa. Além disso, a GloboNews informou que há políticos defendendo que a candidata a vice de Bolsonaro seja Tereza Cristina, atual ministra da Agricultura e deputada licenciada.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp