Eleições / Eleições 2022

'Não se escolhe adversário', diz João Roma sobre possível disputa com Otto

Alan Santos/PR/Divulgação
Ministro da Cidadania, Roma (Republicanos) tenta se viabilizar como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo da Bahia  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR/Divulgação

Publicado em 26/02/2022, às 13h00 - Atualizado às 13h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Cotado para ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo da Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), comentou a possibilidade de lançamento do senador Otto Alencar (PSD) como representante do grupo governista na disputa.

“Não se escolhe adversário, se escolhe qual é a proposta, qual é o caminho que nós estamos trilhando. Sendo Jaques Wagner ou Otto Alencar, eles não estão ao lado do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o deputado federal licenciado em entrevista à Rádio Sociedade, nesta sexta-feira (25).

Apesar da intenção manifestada de Roma de ser candidato a governador, a efetivação do projeto ainda é incerta. O ministro tenta se viabilizar junto ao Republicanos. O presidente estadual do partido, Márcio Marinho, porém, já tratou recentemente o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), como "futuro governador".

Nacionalmente, também, há demonstrações de estremecimento na relação entre o presidente da legenda, Marcos Pereira, e Bolsonaro. Nesta semana, o dirigente afirmou que o chefe do Planalto, até agora, "só atrapalhou" as negociações do Republicanos para atrair novos políticos na janela partidária.

Roma reconhece que há "ajustes a serem feitos". "Eu ouvi da boca do presidente Marcos Pereira que não está aventado pelo Republicanos buscar se aliar ao ex-presidente Lula, o Republicanos sempre foi de se posicionar, é um partido que coloca a sua posição com muita clareza, mesmo em todos esses momentos, você vê uma postura muito serena e assertiva do presidente Marcos Pereira [...] Então existem naturalmente ajustes que precisam ser feitos para que possamos cada vez estar com essa relação mais forte e trabalhar pelo futuro do Brasil", disse o ministro.

Caso não consiga viabilizar sua candidatura pelo Republicanos, uma saída para João Roma pode ser migrar para outro partido, a exemplo do PL, de Jair Bolsonaro. Presidente estadual da sigla, José Carlos Araújo, já defendeu que o então chefe da Cidadania recue do projeto de se lançar ao governo, para ser candidato a senador.

“O PL está esperando que João Roma coloque a candidatura, porque, até agora, Roma diz que é candidato e não sabemos por qual partido. O Republicanos já disse que não tem chance de Roma ser candidato a governador da Bahia [...] A proposta que eu fiz foi a seguinte: o PL apoia Bolsonaro na Bahia, faz campanha para Roma para senador e fica livre para governador. Quero saber se isso vai acontecer ou não”, declarou o ex-deputado-federal em entrevista ao site Pauta Blog.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp