Eleições / Eleições 2022

Rodrigo Hita aponta motivos pelos quais PSB ainda não declarou apoio a Otto Alencar

Victor Pinto
"Eu acho que tem vários jogos de disputas partidárias nesse caminho de posições de chapa proporcional”, disse Hita  |   Bnews - Divulgação Victor Pinto

Publicado em 06/03/2022, às 18h35   Victor Pinto e Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Diferente do otimismo que o deputado Angelo Almeida demonstrou, com relação a um possível apoio ao senador Otto Alencar (PSD) na chapa da base governista, para as eleições deste ano, Rodrigo Hita, primeiro-secretário do PSB e presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, não arrisca opinar e aponta diversos pontos que ainda precisam ser negociados no que ele chamou de “jogo político”.

“Eu acho que tem vários jogos de disputas partidárias nesse caminho de posições de chapa proporcional. Tem uma tese muito interessante, que é real: Wagner sempre foi muito amplo e Rui também foi um cara que sempre se preocupou um pouco mais com a chapa majoritária e, com isso, o jogo era muito equilibrado na chapa proporcional, não pesava uma mão, entendeu? Otto e Leão, por exemplo, são dois grandes líderes, mas são dois grandes líderes de partido.  Eu brinco que são líderes de bancada”, exemplificou Hita.

Leia também:

Bebeto admite que desistência de Wagner causou desalento, mas nega frustração por não assumir Senado

Roma nega saída do Republicanos e diz que não escolhe adversário após desistência de Wagner

Presidente municipal de partido de Otto rejeita marchar com senador: 'Vou votar com ACM Neto'

A análise sobre como devem agir Leão e Otto é o que estaria pesando na decisão do PSB e de outros partidos: “então, qual é o acordo? Que se Leão sentar na cadeira ele vai buscar construir uma chapa? E o que pode prejudicar o PSB, PC do B, o PT ...? Otto com a perspectiva de ser o governador, atrair mais gente para sua chapa, o que isso pode prejudicar o PSB, PC do B, o PT...? Já é natural uma campanha que é com Neto do outro lado e não com Zé Ronaldo, o crescimento da chapa proporcional, então onde perdem esses deputados? Então isso é um jogo de política, de matemática, e que a gente vai pressionando” detalhou o presidente, antes de afirmar que o “grupo estará unido e tem tudo para fazer uma campanha competitiva”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp