Eleições / Eleições 2022

União Brasil negocia com Arthur Lira possível apoio a Bolsonaro, diz site

Bolsonaro e Bivar - Reprodução da internet/Facebook/Luciano Bivar
Segundo publicação, tratativas do União podem envolver presidência da CCJ e outras comissões e até comando da Câmara e Petrobras  |   Bnews - Divulgação Bolsonaro e Bivar - Reprodução da internet/Facebook/Luciano Bivar

Publicado em 13/04/2022, às 16h59 - Atualizado às 17h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O União Brasil negocia para possivelmente apoiar Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o site O Antagonista, as tratativas ocorrem entre a cúpula do partido, que tem o ex-prefeito e pré-candidato ACM Neto como secretário-geral, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), aliado do chefe do Planalto.

O ponto de partida das negociações é o comando da CCJ, comissão mais cobiçada da Câmara, além das importantes comissões de Educação e Minas e Energia. Segundo a publicação, o acordo pode ser mais amplo, envolvendo a presidência da Câmara a partir de 2023 e o controle da Petrobras, tendo como contrapartida o apoio a Bolsonaro no segundo turno. O Podemos também pode participar das articulações.

Leia também: Deputada avalia que ACM Neto teve decisão política ao rifar candidatura de Moro na sigla

No primero turno, entretanto, líderes do UB têm defendido o presidente da legenda, deputado federal Luciano Bivar (PE), como o nome a ser anunciado em 18 de maio para uma eventual candidatura única de União, PSDB e MDB à Presidência, conforme anunciado recentemente pelas siglas.

Nesta terça-feira (13), em coletiva de imprensa, o deputado federal baiano Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara, declarou que a indicação de Bivar é "irrevogável". "Só se ele desistir lá na frente é que não teremos o nome dele", disse.

O parlamentar também não descartou a possibilidade de o partido lançar uma chapa "puro-sangue", tendo o ex-ministro Segio Moro, recém-filiado, ou a senadora Soraya Thronicke (MS) na vice.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp