Eleições / Eleições 2022

'Vão aparecer várias pesquisas fake', dispara Neto

Foto: Joilson César/Bnews
Pesquisa feita pelo instituto Opnus não foi bem recebida por grupo de oposição  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/Bnews

Publicado em 22/03/2022, às 08h06   Vinícius Dias



Pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto afirmou que não se preocupa com resultados de pesquisa e pediu cuidado ao receber levantamentos eleitorais. Na última segunda-feira (21), foi publicada a pesquisa realizada pelo Instituto Opnus, encomendada pela Salvador FM - e os resultados não pegaram muito bem na base de Neto.

Vários deputados foram a público criticar a metodologia do levantamento (confira links abaixo). Segundo a análise, Neto com o apoio de Ciro Gomes (PDT) teve 41% das intenções de votos, Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa (PT), pontuou 33%. O ministro das Cidades João Roma (sem partido), apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos representaram 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.

"Vamos ter cuidado porque vão aparecer várias pesquisas fake. Pesquisas que a gente tem que desconfiar pra ver quem é que está contratando. Onde é que está sendo feita. Se o instituto é sério ou não é”, disse ACM Neto em entrevista à TV Band Bahia.

Ainda de acordo com o ex-prefeito de Salvador, ele tem "experiência demais para saber que eleição se resolve é no dia. É depois que as urnas estão ali abertas, e que os votos estão contados. Então, a pesquisa ou as pesquisas, na melhor hipótese, quando são sérias, elas são o retrato do momento. É uma fotografia daquela realidade".

Veja também: Presidente do União Brasil dispara contra nova pesquisa: "Peça de ficção"
Sandro Régis critica pesquisa e alfineta Jerônimo Rodrigues: "desconhecido no Estado"

Já em cenário espontânea, quando não se apresentam os nomes, quase metade dos eleitores não tem preferência por qualquer candidato: 46% declararam que não sabem em quem votar para governador. Depois, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto, o governador Rui Costa com 9%, João Roma tem 4%, Jaques Wagner somou 3%, e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.

O estudo, encomendado pela Rádio Salvador FM e realizado entre os dias 16 e 18 de março, quando ouviram 1,5 mil pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BA-097/2022.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)