Eleições / Eleições 2022

Vídeo: Alckmin ouve 'Internacional Socialista' ao lado de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Ex-tucano, Geraldo Alckmin exaltou PSB, seu novo partido, e minimizou divergências com o petista  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 29/04/2022, às 11h27 - Atualizado às 11h30   Julia Chaib / Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador Geraldo Alckmin (SP) participou nesta quinta-feira (28) da abertura do congresso do PSB em Brasília, exaltou o novo partido e afirmou ter ficado à vontade ao ouvir o hino da Internacional Socialista.

Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem foi indicado para ser candidato a vice nas eleições presidenciais, Alckmin afirmou que ambos já disputaram pleitos anteriores como adversários, mas sempre dentro das regras democráticas.

"Nós nos defrontamos em eleições, disputamos o mesmo cargo. O fizemos dentro da regra democrática. E hoje estamos unidos por um dever. A política é olhar o interesse público, o interesse das pessoas", afirmou.

Desde que ganharam corpo as articulações para ser vice de Lula, o ex-governador paulista busca se desvincular de polêmicas sobre divergências que ambos tiveram no passado.

Alckmin foi filiado ao PSDB por mais de 30 anos e já foi crítico de políticas adotadas por governos petistas anteriormente.

Nesta quinta, Alckmin ouviu, ao lado de Lula, o hino da Internacional Socialista, coligação de partidos socialistas e social-democratas de vários países existente desde 1951, que é associada a siglas de esquerda.

Ao final do evento, questionado se havia ficado à vontade de ouvir o hino ligado a governos socialistas e comunistas, o ex-tucano respondeu que sim. "A social-democracia também teve origem na luta social, trabalhista", justificou.

Questionado por jornalistas, Alckmin também afirmou que o indulto concedido ao deputado Daniel Silveira (PTB) é um "retrocesso gravíssimo".

Leia também

O congresso do PSB é dedicado a eleger o diretório nacional da sigla e debater uma "autorreforma" do partido.

Alckmin elogiou a iniciativa do PSB de promover uma reforma e disse que é sempre importante se "modernizar". O ex-tucano também exaltou iniciativas de governadores pessebistas na educação, ressaltando que Pernambuco e Espírito Santo, governados pelo partido, são destaques nesta área.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp