Eleições

Roberto Jefferson bebe leite e reacende polêmica ao apoiar candidato de Salvador: "Leite nos vagabundos"

Reprodução/Arquivo
Vídeo foi compartilhado nos stories de Cezar Leite  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo

Publicado em 23/09/2020, às 19h37   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PTB nacional, Roberto Jefferson, está decidido a fazer campanha para o candidato Cezar Leite (PRTB), em Salvador. O aliado de Jair Bolsonaro gravou um vídeo em que pede votos para o postulante. "Leite neles, leite nos vagabundos", brada, em alusão ao sobrenome do vereador. O vídeo também foi compartilhado nos stories de Cezar no Instagram.

Todavia, não é a primeira vez que um aliado do presidente utiliza este símbolo - que também é propagado por grupos de extrema-direita. O próprio chefe do Executivo Federal, inclusive, causou polêmica ao beber leite em uma live realizada em maio deste ano. Opositores de Bolsonaro o acusaram na época de fazer um aceno velado à grupos neonazistas. Apoiadores, por outro lado, também passaram gravar vídeos bebendo leite e postando "emotions" de copos de leite nas redes sociais, negando qualquer envolvimento com os extremistas.

Na época, o antropólogo e professor no Departamento de Estudos de Mídia na Universidade da Virgínia, David Nemer, foi ao Twitter e explicou que o ato de beber leite também é utilizado pelo grupo extremista de supremacia branca americana Alt Right. "Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros - a capacidade de digerir lactose quando adultos", explicou ele. "É uma tentativa racista para se embasar em 'ciência' para diferenciar e justificar a 'raça branca'. Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O que há, é na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio", completou o professor.

Vale lembrar que Jefferson tentou forçar uma coligação entre o PTB e o PRTB em Salvador, dissolvendo o diretório estadual da agremiação. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), todavia, acatou o pedido do ex-deputado e presidente estadual do PTB, Benito Gama, e suspendeu o ato do líder nacional da sigla.

Roberto Jefferson é conhecido por protagonizar polêmicas e escândalos. Ele foi condenado em 28 de novembro de 2012 a 7 anos e 14 dias de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no Escândalo do Mensalão.

Leia também: Cezar Leite aceita apoio do PTB, mas nega relação com guerra entre Jefferson e Neto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp