Eleições

Pesquisa Real Time: Bem posicionado, cortejo para o passe de Bellintani deve ganhar força

Arquivo / Roberto Viana / BNews
O ex-secretário de ACM Neto (DEM) figura como o melhor nome fora da base do democrata nos dois cenários mostrados  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Roberto Viana / BNews

Publicado em 09/12/2019, às 09h04   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O nome do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, ganha força no contexto dos números da pesquisa Real Time Big Data divulgada pela Record TV Itapoan na manhã desta segunda-feira (9).

O ex-secretário de ACM Neto (DEM) figura como o melhor nome fora da base do democrata nos dois cenários mostrados. A tendência, caso o resultado se repita em levantamentos futuros, é de acirramento do cortejo por sua filiação em um partido da base do governador Rui Costa (PT).

Bellintani é o segundo colocado na disputa com Bruno Reis. O ainda sem partida fica com 9% e o vice-prefeito com 20%. Quando levada em conta a margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos, o cenário mostra uma disputa acirrada.

Na segunda amostra, quando nome de Léo Prates (DEM) é substituído por de Bruno Reis, Bellintani fica empatado com o Pastor Sargento Isidório, ambos com 9%. E dentro da margem de erro tecnicamente empatado com Olívia Santana (PCdoB) – 8%, Geraldo Júnior (SD) – 6% e o próprio Prates – 5%.

O cenário se intensifica na rejeição. Bellintani é menos rejeitado do que Reis. O primeiro tem 2% e o segundo 4%.  Ou seja, há possibilidade de crescimento quando a campanha, oficialmente, ganhar corpo.

O futuro do presidente do Bahia é incerto. Vários partidos o desejam, mas na dividida, dois possuem predileção, conforme apurado nos bastidores: o PSB, sem menores resistências, e o PT, com maior resistência interna. Apesar de não possuírem nomes tão competitivos quanto o empresário, muitos filiados não querem tê-lo na sigla com a cadeira pronta de candidato.

O levantamento foi realizado pela Real Time Big Data. Foram ouvidos 850 eleitores, entre 3 e 4 de dezembro. Margem de 4 pontos para mais ou para menos e 95% de confiança.

Matérias relacionadas:

Bruno Reis lidera nova pesquisa à sucessão da prefeitura de Salvador

Pesquisa Real Time: Chances de Prates ser o escolhido de ACM Neto para eleição diminuem

Pesquisa Real Time: Isidório é o mais rejeitado entre os pré-candidatos de Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp