Entretenimento

Ator veterano acusa Globo de não pagar por reprises de novela: 'Lamentável'; saiba quem

Reprodução/TV Globo
Ator usou as redes sociais para afirmar que Globo não regue a norma internacional dos direitos de imagens dos atores  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 12/10/2023, às 20h30 - Atualizado às 20h36   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, José Mayer, de 74 anos, acusou a TV Globo de não cumprir normas internacionais de direito de imagem e não pagar os atores por reprises de novelas. A manifestação do ator aconteceu após a emissora disponibilizar a novela Pátria Minha (1994) no catálogo do Globoplay.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"É bom rever Pátria Minha, mas é lamentável constatar que as redes de televisão no Brasil não pagam aos artistas segundo as normas internacionais de direitos de imagem pelas reexibições de seus trabalhos", disparou o ator em sua rede social na quarta-feira (11).

A obra chegou ao streaming na última segunda-feira (9) e traz a a história de Alice (Cláudia Abreu), uma estudante cheia de ideais e que luta pelo justo, e que acaba confrontando um mau-caráter chamado Raul Pelegrini, papel interpretado por Tarcísio Meira (1935-2021).

Na trama, Zé Mayer interpreta o personagem Pedro Fonseca, um jovem que retorna ao Brasil após 10 anos vivendo nos Estados Unidos como imigrante ilegal.

O que é a Convenção de Roma?

As normas internacionais de direitos de imagem pelas reexibições são estabelecidas pela Convenção de Roma para a Proteção dos Artistas Intérpretes ou Executantes, dos Produtores de Fonogramas e dos Organismos de Radiodifusão e foi ratificada por 120 países, incluindo o Brasil.

Ela reconhece aos artistas intérpretes ou executantes o direito de autorizar ou proibir a retransmissão de suas performances. A Convenção de Roma também estabelece eles têm o direito de receber uma remuneração justa e equitativa pela retransmissão de suas performances.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp