Entretenimento

Globo é acusada de racismo em novela e atrizes entram na Justiça; entenda

Ilustrativa
Uma investigação do Ministério Público do Trabalho vai apurar as acusações de racismo em novela  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 13/07/2022, às 07h41   Redação



Cinco meses depois de ter o último capítulo exibido na TV Globo, a novela 'Nos Tempos do Imperador' volta a ser tema de discussão, dessa vez na Justiça. Isso porque a emissora está sendo acusada de racismo, o que gerou o afastamento do diretor Vinícius Coimbra dias após o fim da trama, e passará a ser investigada pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).

Nesta terça-feira (12), em uma das fases da investigação, a atriz Roberta Rodrigues foi ouvida pelo órgão, que segundo informações da colunista Mônica Bérgamo, do jornal Folha de S. Paulo, já intimou oito pessoas, entre diretores e outros integrantes da produção. A atriz Dani Ornellas também encabeçou as denúncias e acompanhou a colega no depoimento.

Em meio ao que será investigado está queixas de que atores brancos receberiam mais pelos mesmos trabalhos desempenhados por seus pares negros. De acordo com a publicação, uma atriz veterana diz ter recebido menos que atrizes brancas iniciantes e que tiveram menos participações na novela.

No início das denúncias, ocorridas em fevereiro, o diretor foi demitido pela emissora com alegação de assédio moral. A defesa alegou que dirigentes acima do ex-diretor tinham ciência das práticas que ocorriam no set. Na época, a Globo se pronunciou. "Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito".

Com abertura da investigação, que traz os advogados Djeff Amadeus, Gustavo Proença, Carolina Bassin e Lorena Martins, na defesa das atrizes, a emissora voltou a se posicionar e repudiou qualquer tipo de discriminação. "A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas", afirma em nota.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp