Entretenimento

Relembre em detalhes o caso da vereadora Verônica Costa, condenada a dez anos por torturar ex-marido

Reprodução / RecordTV
Vereadora Verônica Costa teve a pena aumentada, assim como os quatro parentes que teriam ajudado no crime  |   Bnews - Divulgação Reprodução / RecordTV
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 13/04/2023, às 12h09


FacebookTwitterWhatsApp

A condenação de Verônica Costa, conhecida como Mãe Loira do Funk, se tornou o assunto da web nas últimas horas. A vereadora do Rio de Janeiro teve a pena aumentada, de cinco para dez anos e oito meses de prisão, por tortura ao ex-marido Márcio Costa, em 2011. Ela teria tido ajuda de quatro parentes, que também foram condenados pela Justiça carioca.

Relembre o caso em detalhes
O crime teria acontecido no início de 2011, quando a vereadora era casada com Márcio Costa. O ex-marido da funkeira procurou a Polícia Civil para fazer uma denunciar ter sofrido agressão.

Conforme a denúncia, ele teria sido surpreendido pelo irmão, a irmã, o cunhado e o padrasto de Verônica, na residência do casal, quando foi amarrado no banheiro, tendo pés e mãos imobilizados com correntes e cordas, antes de iniciarem uma sessão de tortura, que seria por ordem da esposa na época.

“Me bateram. Jogaram um produto químico no meu corpo. Não sei se era gasolina ou querosene. Ficaram ameaçando colocar fogo no meu corpo. Ela ficou repetindo que eu tinha uma amante. Depois, falou que eu estava roubando o dinheiro dela”, contou em 2019, época da primeira condenação à vereadora.

Nesta época, por decisão do juiz Marcelo Oliveira da Silva, da 16ª Vara Criminal, Verônica foi condenada a cinco anos e dez meses de prisão, em regime semiaberto. No entanto, a defesa da Mãe Loira entrou com recurso e o processo passou a correr em segredo de Justiça.

Em sua defesa, a parlamentar negou todas as acusações e afirmou que o marido tinha chegado machucado em casa e sob efeito de drogas, o que não ficou comprovado após exame de urina solicitado pela Justiça. O laudo ainda garantiu que Márcio não tinha vício em drogas e contestou a versão dada por Verônica.

Além disso, a veredora se defendeu acusando o ex-marido de agressão, quando alegou ter um registro na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que escondeu da imprensa, após ser ameaçada com uma arma na cabeça. "Na época tive vergonha, vergonha de ter passado por isso", disse à colunista Fábia Oliveira, do site Metrópoles.

"Nova condenação"
Agora, três anos após a primeira condenação, Verônica Costa teve a pena aumentada para dez anos e oito meses de prisão. Na nova decisão, motivada por uma apelação do Ministério Público, os desembargadores mantêm a ressalta para que seja cumprida inicialmente em regime fechado e a determinação de que Verônica perca o cargo de vereadora pelo Rio.

Além da Mãe Loira do Funk, outros quatro parentes tiveram as penas aumentadas. De acordo com o site, a pena de Bruno Chaves Ribeiro foi fixada em 10 anos e oito meses de prisão. Tatiane Chaves Ribeiro, Bruno Marcelo Bahia Marques e Sebastião de Oliveira Evangelista, em 10 anos. Todos sem direito a recurso.

Defesa de Verônica Costa

Em seu perfil oficial do Instagram, Verônica Costa divulgou uma nota de esclarecimento dos seus advogados e também fez um desabafo. "Sangro essa dor desde que saiu o resultado do primeiro julgamento há 10 anos atrás. Eu acredito na justiça de Deus, eu acredito na justiça dos homens. Eu nunca fiz nada disso que ele alega, minha família também não. A acusação alega que a antena do meu celular estava próximo do ocorrido, como isso bastasse para firmar a minha culpa! Todas as provas técnicas estão ao meu lado".

Vítima comemora desfecho
Depois da nova setença da Justiça, o ex-marido da vereadora, Márcio Castro, comemorou a decisão. "Demorou, mas graças a Deus a Justiça foi feita”, disse ao jornal Extra. Atualmente ele mora nos Estados Unidos, em Miami, e segundo ele, a mudança foi motivada pelas ameaças de morte que sofreu. “Minha vida virou uma loucura. Eu fui obrigado a sair do país”, contou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp