Esporte

Curva perigosa

Publicado em 26/08/2013, às 10h26   Edson Almeida*


FacebookTwitterWhatsApp

Faltam três jogos para terminar a primeira fase do Campeonato Brasileiro e está ficando muito difícil que nossos dois times consigam voltar ao G-4. O Bahia agora é sétimo, com 23 pontos e o Vitória nono, com 22. Só que no grupo dos quatro melhores estão Cruzeiro 30, Botafogo 29, Grêmio 28 e o emergente Atlético/PR, 27 pontos.
Os resultados dos baianos na rodada foram os esperados: o triunfo do Bahia sobre o lanterna Náutico, por 2x0 e a derrota do Vitória contra o Santos, na Vila, também por 2x0. O Tricolor já mostrou algum progresso, acabou com o jejum de quatro jogos sem ganhar ou fazer gols na competição, mas não chegou a encantar sua torcida. Um golaço de Helder e o desencanto de Fernandão, que não fazia um gol desde os 3x0 sobre o Flamengo, no último dia de julho.  
O Vitória repetiu os erros de sua fraca campanha fora de casa, porque nos seus domínios até que tem bons resultados, mas no terreiro inimigo se apequena e até agora só conquistou uma mísera vitória contra o fraco Náutico e um empate contra o Coritiba, sendo esta a sua melhor façanha jogando longe de sua torcida.
No sábado, contra o Santos, a defesa voltou a dar mole, o meio-campo fez um deficiente trabalho de transição e o goleiro Wilson, que vinha sendo uma muralha, voltou de uma lesão, aceitando um lamentável frango no primeiro gol do Santos.
Não é momento para desespero – aliás, a torcida do Vitória já espalha pela cidade que Ney Franco deve substituir a Caio Júnior, mas a diretoria não confirma. E no Bahia estão dando uma trégua a Cristóvão Borges, porque um triunfo é sempre um ótimo paliativo para qualquer tipo de fragilidade.
Ditas essas coisas, é bom lembrar que nesta curva perigosa do campeonato, o Bahia ainda tem a Portuguesa e o Fluminense fora e o Cruzeiro em casa, enquanto que o Vitória recebe Criciúma e Atlético/MG e viaja para pegar o Flamengo, em Brasília. Tratem de ganhar cinco ou seis pontos, sob pena de poderem até sair da página dos 10 melhores. Um triunfo apenas nestes três jogos vai deixar o Bahia com 26 e o Vitória com 25 – e isso não é garantia de que não caiam três ou quatro casas.
Ah, sim: outra vez, ficamos no caminho na Série D, pois o Conquista e o Juazeirense perderam na queda de braça para Sergipe e Botafogo/PB e estão desclassificados da competição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp