Esporte

Liminar que suspende reunião no Vitória aponta erro de Fábio Mota ao negar acesso a conselheiros; entenda decisão

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 21/08/2021, às 11h28   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

A decisão do juiz plantonista Tardelli Boaventura, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determinou a suspenção da reunião Extraordinária prevista para segunda-feira (23), no Barradão, para apreciar relatório da Comissão de Ética do Vitória, apontou um erro crucial do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Fábio Mota.

Ele teria respondido um e-mail a Luã de Almeida Oliveira Souza, negando aos conselheiros o acesso prévio aos autos do relatório, que poderia afastar o atual presidente Paulo Carneiro das suas funções no clube. "Isto porque o Regimento Interno do Clube (129467116) garante expressamente (art. 47) aos conselheiros acesso prévio ao parecer da Comissão de Ética", diz o juiz.

Mota teria dito que "serve o presente ofício para comunicar que, consultada a Comissão de Ética, fomos informados que o parecer será disponibilizado para os Conselheiros(as) do Esporte Clube
Vitória na reunião extraordinária convocada para o dia 23.08.2021”. O magistrado aponta ainda que "a conduta do ora acionado não encontra amparo legal, regimental ou jurídico. "Ao menos é o que se extrai nesta fase preliminar do processo, suficiente para evidenciar a fumaça do bom direito", salienta.

Tardelli ainda colocou uma multa de R$ 100 mil, caso Fábio Mota não cumpra com a liminar, além de incidir em crime de desobediência a ordem judicial. Para o juiz, a nova leitura do parecer da comissão de Ética "somente poderá se efetivar após a sua disponibilização a todos os membros do Conselho Deliberativo, em prazo mínimo de sete dias para conhecimento e análise, sob as mesmas penas.

Leia também:

Vitória: Comissão se blinda em meio a pressão por relatório que pode pedir afastamento de PC

“Está fazendo um trabalho pífio”, diz Preto Casagrande sobre atuação de Paulo Carneiro na presidência do Vitória

Preto Casagrande critica dirigentes da dupla BAVI: “Perdidos nas tomadas de decisões”

Mota diz que gestão é 'um desastre' e votará conforme relatório em reunião que poderá afastar PC

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp