Esporte

Antes de ocupar o espaço de Caboclo na CBF, Ednaldo Rodrigues se perpetuou na FBF

Divulgação/CBF
Bnews - Divulgação Divulgação/CBF

Publicado em 08/10/2021, às 22h08   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues tem longa história no comando da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Eleito em 2001, o mandatário se perpetuou na entidade estadual até janeiro de 2019, quando conseguiu uma vaga entre as oito cadeiras que ocupam a vice da CBF. 

Aliado de Ricardo Teixeira, chefe da CBF na época, Rodrigues foi sorteado com um pacote completo para a Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil ganhou a quinta estrela. Ele teve passagens áreas, hospedagem, ingressos e as despesas pessoais pagas pela entidade.

Leia mais: Presidente da FBF é eleito para Conselho Consultivo da CBF

Ednaldo Rodrigues gostou do poder e se consolidou na liderança da FBF por quatro mandatos, mudando o estatuto da entidade e permitindo sucessivas reeleições. O mandatário também garantiu poderes a si próprio, como nomear assessores, diretores e coordenadores. Nesse sentido, ele nomeou conhecidos e familiares para cargos da FBF. 

De acordo com reportagem da Folha, Rodrigues doou  R$ 1.000 para a campanha eleitoral dos três principais candidatos à prefeitura de Salvador: ACM Neto, Alice Portugal e o Pastor Sargento Isidório

Na política do futebol, Rodrigues também se aproximou de Marin e Del Nero na CBF e ganhou ainda mais destaque na entidade. O baiano foi escolhido para chefiar a delegação brasileira em amistoso contra a Inglaterra. Em 2017, novamente escalado para a missão, desta vez contra o Japão e novamente diante da seleção inglesa. 

Na CBF, após o afastamento de Caboclo, Ednaldo Rodrigues tem o desafio de negociar novo contrato de direitos de transmissão da seleção com a Fifa e escolher o chefe da equipe que vai tentar o hexa na Copa do Mundo do Qatar.

Leia também:
Operação Kryptos: 17 pessoas são denunciadas por crime contra sistema financeiro em investimentos de bitcoin
Cerca de 150 jornalistas são mortos na Rússia e Filipinas nos últimos 30 anos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp